TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BÁSICAS UTILIZANDO INDICADORES QUÍMICOS E pH-METRO

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  1.485 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHEMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

ENGENHARIA CIVIL

Química Aplicada à Engenharia

IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDAS E BÁSICAS UTILIZANDO INDICADORES QUÍMICOS E pH-METRO

São Paulo, 8 de abril de 2015

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

2.1 Objetivo Geral        

2.2 Objetivos Específicos        

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        

3.1 Materiais        

3.2 Métodos        

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        

5.        CONCLUSÕES        

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

        A classificação inicial de ácidos e bases foi relacionada ao sabor das substâncias. A palavra “ácido” é derivada do latim “acidus” que significa azedo. As bases, ou como também são chamadas, álcalis (palavra derivada do árabe “al-kali” que significa “cinzas de uma planta”) são utilizadas definidas como adstringentes.

        

        Baseado em seus estudos sobre a dissociação eletrolítica de certas substâncias, o físico-químico Svante August Arrhenius definiu o ácido como toda substância que quando dissolvida em água, fornece o cátion H+ (Figura 1).

[pic 1]

Figura 1: Representações de ácidos segundo a definição de Arrhenius pois todos geram o cátion hidrogênio H+ quando dissolvidos em água.

        

        Arrhenius definiu também, a base, como sendo toda substância que quando dissolvida em água, fornece o ânion OH- (Figura 2).

[pic 2]

Figura 2: Representação de uma base segundo a definição de Arrhenius, pois a mesma gera o ânion hidróxido OH- quando dissolvida em água.

Definição de ácidos e bases segundo Bronsted-Lowry

        Como as reações químicas não se restringirem apenas ao meio aquoso, foi necessário ampliar o pensamento anteriormente formulado por Arrhenius. Os responsáveis pela ampliação destes conceitos foram os químicos Johannes Nicolaus Bronsted e Thomas Martin Lowry.
        Segundo eles, o ácido é definido como a espécie química capaz de transferir o próton H+ e, de forma contrária, a base é a espécie química capaz de retirar prótons H+ de outra espécie. Ou seja, numa reação onde existe um ácido, existe uma base, pois a base é quem recebe o cátion H+ do ácido de Bronsted-Lowry (Figura 3).

[pic 3]

Figura 3: Na equação representada acima, o HCl é um ácido de Bronsted-Lowry e a água (H2O) é uma base de Bronsted-Lowry, pois o HCl doa um cátion H+ para a água.

Definição de ácidos e bases segundo Lewis

         Gilbert Newton Lewis também propôs uma definição para ácidos e bases, onde o ácido é a espécie química que é capaz de receber um par de elétrons para compartilhar e a base é a espécie química capaz de fornecer um par de elétrons para ser compartilhado. A definição proposta por Lewis pode ser melhor entendida na Figura 4, abaixo:

[pic 4]

Figura 4: Ligação química entre o ácido trifluoreto de boro (BF3) e a base amônia (NH3). O nitrogênio compartilha o seu par de elétrons com o boro.

Escala de pH e pOH

        Ao trabalharmos com a água pura ou com soluções ácidas ou básicas diluídas, a concentração dos íons envolvidos (H+ e OH-) é muito pequena e, para facilitar o bioquímico Soren Peter Lauritz Sorensen propôs uma escala logarítmica para identificar a acidez ou basicidade de uma substância. Podemos determinar o potencial hidrogeniônico (pH) da seguinte maneira:

pH = -log [H+]

        Da mesma maneira podemos determinar o potencial hidroxiliônico (pOH):

pOH = -log [OH-]

        Como [H+] x [OH-] sempre vale 1,0 x 10-14 a 25°C, temos:

[H+] x [OH-] = 1,0 x 10-14
-log [H+] x [OH-] = -log 1,0 x 10-14
-(log [H+] + log [OH-]) = 14
-log [H+] - log [OH-] = 14

Logo:

pH + pOH = 14

        Por esse motivo o pH de uma substância vai de 0 a 14, sendo:

De 0 a 6,9 uma substância ácida;

Igual a 7 uma substância neutra;

De 7,1 a 14 uma substância básica.

  1. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

        O objetivo desse experimento consiste em identificar soluções segundo o seu caráter, podendo ser ácido, neutro ou básico.

        Verificar a reação das substâncias ao entrar em contato com a fenolftaleína e medir os respectivos pHs aproximados e exatos utilizando o papel indicador de ácido-base e o pH-metro.

2.2 Objetivos Específicos

        Observar a substância quando está em contato com a fenolftaleína. Se ácida ou neutra, a substância tem aspecto incolor, e, se básica, a substância apresenta uma cor carmim característica.

        Para denominar uma substância como ácida, neutra ou básica, precisa-se relacioná-la com o seu número de pH. Se o mesmo for menor que 7, a solução é denominada ácida, se maior que 7, básica, e se igual a 7, neutra.

        Através do conhecimento do caráter da substância e a escala de pH, é obtido o valor aproximado do pH da mesma. Para o resultado ser exato, utiliza-se o pH-metro.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais

Para realização do experimento, foram utilizados os seguintes materiais:

  • Solução de ácido clorídrico (HCl) 0,1M
  • Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1M
  • Solução de hidróxido de amônio (NHOH) 0,1M
  • Solução de ácido acético (CHCOOH) 1M
  • Água
  • Fenolftaleína
  • Tubos de ensaios
  • Pipeta graduada
  • Estante para tubos de ensaios
  • Papel indicador ácido-base
  • pH-metro
  • Béquer

3.2 Métodos

Primeiramente, pipetou-se dos respectivos béqueres: 10,0 mL de água, em seguida, adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína e foi observado a cor resultante. Esse procedimento foi repetido para as demais substâncias, sendo elas:  10,0 mL de ácido clorídrico, 10,0 mL de hidróxido de sódio, 5,0 mL de hidróxido de amônio, 5,0 mL de ácido acético nos tubos de ensaio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (801.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com