TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drugstore Magistral

Projeto de pesquisa: Drugstore Magistral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Farmácia Magistral é o estabelecimento de saúde em que os medicamentossão preparados de forma personalizada para atender as necessidades fármaco terapêuticas específicas de seus usuários, mediante a prescrição de médicos, dentistas e, atualmente, também de nutricionistas. Representa um recurso tecnológico à disposição destes profissionais e ocupa um importante espaço no cuidado à saúde.

Neste contexto, estudos relacionados a formulações magistrais são evidentemente necessários para que estas tenham garantidas a qualidade, a segurança e a eficácia esperadas. Esta característica do setor exige do profissional farmacêutico que nele atua um amplo conhecimento das doenças, dos recursos farmacotécnicos, dos fármacos, da garantia da qualidade, entre outros assuntos, para, assim, estar apto a produzir e propor soluções em medicamentos ajustadas às necessidades individuais dos pacientes.

A farmácia magistral representa hoje um nicho de mercado para o profissional farmacêutico. Possibilita ao farmacêuticoascensão social e econômica com completa realização profissional, encontrando na farmácia a possibilidade de exercer com amplitude todas as atividades inerentes ao verdadeiro profissional do medicamento.

Com isso o estágio é necessário à formação profissional, a fim de adequar essaformação às expectativas do mercado de trabalho onde o bacharelando irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do estudante.

Desenvolvimento

A farmácia Galeno, local onde realizou-se o estágio, trata-se de uma farmácia de manipulação.Com o fluxo de serviço bastante intenso, tendo-se cada vez mais procura de pacientes por medicamentos e/ou produtos manipulados.Neste estabelecimento realiza-se a manipulação de sólidos, semissólidos e líquidos, dentre estes estão os medicamentos e as formas cosméticas. Produz-se também, em grande escala, medicamentos homeopáticos, trabalha-se também com Florais de Bach, chás de plantas medicinais, poli vitamínicos, fator de proteção solar, etc.

Nessa farmácia realiza-se a manipulação de fórmulas, onde há um rigoroso controle de qualidade, de modo a garantir a qualidade das matérias-primas empregadas na manipulação e controle de estoque. As farmacêuticas realizam atenção farmacêutica para com os seus pacientes, orientando-os sobre posologia, modo de usar, indicações, contra-indicações e possíveis reações adversas do medicamento ou outro produto adquirido, bem como educa os pacientes sobre o uso racional dos medicamentos. Obtém e mantém uma ficha ou perfil farmacoterapêutico, identificando metas e alternativas terapêuticas.

Foi visto que a farmácia galeno possui ampla estrutura com profissionais bem equiparados e todos os equipamentos necessários como balança semi-analítica de precisão, estufa de secagem, placas encapsuladoras, grals de vidro e porcelana,provetas de vidro graduadas, espátulas de aço inox

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com