TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado Farmácia Em Magistral

Por:   •  17/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE TECNOLOGIA AVANÇADA

 LILIANE DIAS SILVA- RA:48190

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FARMÁCIA EM MAGISTRAL

                                                       

CASTANHAL–PA

2023

     

LILIANE DIAS SILVA - RA:48190

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA MAGISTRAL.

        Relatório de estágio supervisionado em Farmácia Magistral desenvolvido nas disciplinas do 9º Semestre e apresentado no curso de Bacharel em Farmácia, do UniBTA Digital, sob supervisão do Farmacêutico Rodrigo Teixeira Santiago, como requisito parcial para conclusão do Curso.        

                                                                     

CASTANHAL–PA

2023

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

CONCLUSÃO..................................................................................................10

ANEXOS.........................................................................................................11

BIBLIOGRAFIA...............................................................................................16

INTRODUÇÃO

O mencionado estágio supervisionado em Farmácia Magistral foi realizado na Arte e Vida Farmácia Homeopática, localizada na Av: Alcindo Cacela , 1122, realizado no período de 01/03/2023 á 31/03/2023. A farmácia magistral é outro termo para designar farmácia de manipulação trata-se, portanto, do estabelecimento farmacêutico responsável pela elaboração especializada de medicamentos mediante fórmulas prescritas individualmente, o que garante o atendimento personalizado às necessidades e às demandas de doses específicas de cada paciente. A farmácia Magistral nos proporciona condições de manipular medicamentos de qualquer formulação, sob orientação e receita médica: fitoterápicos, homeopáticos alopáticos, florais, ortomoleculares e produtos dermatológicos.

    A Farmácia magistral Arte e Vida é preparada para atender seus usuários de forma personalizada, para melhor atender as necessidades específicas de cada paciente mediante a prescrição médica. A farmácia de manipulação, é um recurso tecnológico a disposição de profissionais como: médicos, nutricionistas e dentistas e farmacêuticos prescritores, e ocupa um importante e significativo espaço no cuidado à saúde. Estudos relacionados as formulações magistrais são de suma importância para que as mesmas tenham garantida; a segurança, a qualidade e a eficácia esperada pelo usuário. Tais características exige do profissional farmacêutico, um conhecimento amplo dos farmacotécnicos, dos fármacos, das doenças, da garantia de qualidade, entre outros. Dessa forma, o profissional farmacêutico estará apto a propor e produzir soluções e medicamentos conforme a necessidade de cada paciente e oferecendo um serviço clínico de qualidade.

DESENVOLVIMENTO

Arte Vida Farmácia Homeopática e Produtos Naturais EIRELI, está localizada na Avenida: Alcindo Cacela,1122-Bairro:Umarizal-Cep:66.060.000-Belém-Pa, url:http://arteevidafarmaciahomeopatia@gmail.com. Tel:(91) 98433-3800. Com os seguintes horários de funcionamento: Segunda à Sexta das 07:00 às 18:00, e aos Sábados das 07:00 às 12:00.

A área física onde foi realizado o seguinte estágio, magistral foram: setor administrativo, laboratório de líquidos e semissólidos, laboratórios de sólidos, área de estoque, área de lavagem e separação de insumos, área de atendimento ao cliente, vestiário, entre outros. O referido estágio se deu no período de 01/03/2023 á 31/03/2023, com carga horária semanal de 25 horas e carga horária total de 100horas. O estágio foi supervisionado pelo Dr. Rodrigo Teixeira Santiago, farmacêutico responsável pelo setor.

A Farmácia Arte e Vida, é uma empresa paraense fundada em outubro de 1994, tem como farmacêutica a RT Raimunda Pereira Américo-CRF-PA: 863, especialista em manipulação de fórmulas alopáticas e o farmacêutico Dr. Rodrigo Teixeira  Santiago como assessor científico - CRF-PA: 4289, habilitado em homeopatia, fitoterapia e farmácia magistral. A farmácia Arte e Vida é uma farmácia especializada em manipulação de fórmulas magistrais, tem o compromisso com a qualidade e a inovação no desenvolvimento de fórmulas, manipulação de fórmulas magistrais alopáticas, manipulação homeopáticas, produção em pequena escala de fitoterápicos nutracêuticos e cosméticos.

A farmácia de manipulação conta com uma infraestrutura adequada conforme manda os regulamentos da Anvisa em cumprir os requisitos de acordo com a RDC- nº67/2007, que dispõe sobre as boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais: ”Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias e seus Anexos”. A principal função do farmacêutico magistral é a manipulação de medicamentos, porém essa manipulação é de grande importância pelo fato de ser um tratamento individualizado para o paciente. Portanto, é um medicamento que atende as necessidades completas do paciente, sendo a fórmula exata, segurança e a qualidade que o paciente necessita. A alta da farmácia de manipulação vem sendo também devido à área de cosméticos, já que segundo pesquisas as pessoas estão mais atentas a questões estéticas e de beleza. Portanto, é de suma importância a supervisão do processo de manipulação e a aplicação das normas de boas práticas nas rotinas do estabelecimento, pois a mesma é de responsabilidade exclusiva do farmacêutico.

A Farmácia Arte e Vida, possui dez compartimentos, incluindo a recepção para a dispensação dos medicamentos e assistência farmacêutica oferecendo o serviço de farmácia clínica, como também receber produtos farmacêuticos. Possui a sala para armazenar e controlar insumos. A farmácia possui laboratórios de manipulação de medicamentos magistrais alopáticos e medicamentos fitoterápicos, possui laboratório de homeopatia, cabines de manipulação de antibióticos e cabine para manipulação de hormônios.

Dimensionamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com