TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Farmácia Magistral

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  6.587 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO – ATE

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

PROFESSOR:

CURSO: BACHARELADO EM FARMÁCIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Farmácia Magistral

TERESINA - PI

2015.1[pic 3]

1. INTRODUÇÃO

A Farmácia Magistral é regulamentada pela RDC 67/2007 que dispõe sobre as boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para o ser humano em farmácias e complementado pela RDC 87/2008, onde a presença do farmacêutico é essencial. Além de Homeopatia e Florais, a nova era é uma farmácia de manipulação de alopatia, ortomolecular, fitoterápicos (tinturas e cápsulas) e produtos dermatológicos, sendo um estabelecimento de em que os medicamentos são preparados de forma personalizada para atender as necessidades farmacoterapêuticas específicas de seus usuários mediante a prescrição feita por médicos, médicos veterinários, dentistas e, atualmente, também nutricionistas. Representa um recurso tecnológico à disposição destes profissionais e ocupa um importante espaço no cuidado à saúde (ANVISA, 2015).

As farmácias magistrais representam significativa parcela do mercado brasileiro de medicamentos. Este setor ressurgiu no Brasil no final da década de 1980, após seu desaparecimento quase completo devido ao advento da indústria farmacêutica na década de 1950.1 No início eram poucos estabelecimentos voltados principalmente à dermatologia ou à homeopatia, com foco na individualização da prescrição. Com a entrada dos medicamentos genéricos no mercado, o segmento passou a manipular inúmeros medicamentos cujas apresentações são disponibilizadas pela indústria farmacêutica (Silva RF da, Nascimento Filho AP, Mendonça DC, 2006)

Segundo a ANFARMAG 2006, o número de farmácias magistrais no Brasil tem aumentado assim como em outros países. Considera que o motivo para este aumento tem relação com a vantagem da terapêutica personalizada que permite a adequação de doses, associação de fármacos e escolha da forma farmacêutica mais adequada ao paciente. Além disso, é possível preparar medicamentos órfãos, inclusive queles retirados do mercado pela industria farmacêutica por razões econômicas ou outras, viabilizando também outros usos para medicamentos tradicionais. Apesar das vantagens do medicamento manipulado, a farmácia magistral encontra alguns obstáculos à sua consolidação e estabilidade no mercado. O maior destes obstáculos é a perda da credibilidade junto a classe médica, órgãos sanitários e sociedade decorrente de desvios de na qualidade de alguns medicamentos manipulados.

O farmacêutico é o profissional apto para exercer a responsabilidade técnica sobre a produção, conservação, distribuição, comercialização, obtenção, armazenagem, controle e distribuição e orientações de produtos farmacêuticos, visto que, os medicamentos não podem ser considerados como qualquer outra mercadoria à disposição no comércio, uma vez que atuam diretamente no processo de saúde/doença dos usuários.

A atividade farmacêutica teve origem na preparação artesanal de medicamentos, posteriormente evoluindo para fase industrial. Nas últimas décadas a atividade da manipulação teve uma retomada expressiva ocupando atualmente números expressivos no mercado comercial. Na farmácia magistral são produzidos medicamentos de acordo com a especificidade de cada paciente mediante a prescrição feita por médicos, médicos veterinários e dentistas (SANTOS, 2009).

O estágio procedeu-se na matriz da “Art Farma Farmácia com Manipulação”, localizada na Rua Felix Pacheco, 1780, centro de Teresina, sob a supervisão dos farmacêuticos Tênisson Guedes e Roberta Melo (RT) somando carga horária de 120 horas que somadas às horas de aulas teóricas totalizam 144 horas de estágio.

2. OBJETIVOS

Nos objetivos deste estágio incluiram o antendimento e o contato através da prática da assistência farmacêutica ao público, dispensação das fórmulas manipuladas, contato com a área de conferência, rotulagem, paramentação adequada na antecâmara, para adentrar os locais de manipulação, bem como o contato prático e/ou observacional às áreas de controle de qualidade, de manipulação de sólidos, semi-sólidos, antibióticos, hormônios e os cuidados redobrados à manipulação dos medicamentos de controle especial da Portaria 344/98; entre tantas algumas outras rotinas, como a lavagem correta das mãos, enfim, sempre seguindo os POPs de acordo com a RDC 67/2007.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades desenvolvidas sob permanente supervisão dos farmacêuticos foram: o atendimento ao público, rotulagem, dispensação dos produtos manipulados, controle de receitas, lavagem de vidrarias, preparo de produtos para manutenção de estoques mínimos; captação e análises de receitas, verificação de pontos indispensáveis ambientais nas salas de manipulação de produtos, conhecimento observacional do SNGPC, manipulação de sólidos e semi-sólidos, conferência de estoques e de POPs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com