TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED MICROBIOLOGIA

Por:   •  8/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

ED de Microbiologia

1. Qual dos seguintes termos descreve melhor o arranjo das células dos Streptococcus?

b)  Cadeias = No meio solido elas formam cadeias curtas e podem ser longas ou agrupadas.

2) As membranas citoplasmáticas da maioria dos procariotos são circundadas por camadas de peptidioglicano.  Quanto ao peptidioglicano assinale a alternativa falsa:

A) tem a função de manter a forma das células bacterianas = O peptidoglicano tem uma função estrutural nas paredes celulares bacterianas, dando resistência estrutural, tendo também a função de contrariar a pressão osmótica do citoplasma.


3) Qual das seguintes afirmativas  a respeito de vírus não é verdadeira:

E) a maioria dos vírus infecta somente tipos específicos de células =Pois todos os tipos de células humanas são úteis para os vírus, cada vírus patogénico infecta preferencialmente as células de alguns tecidos específicos, tendo em conta a afinidade existente entre as proteínas superficiais do vírus e as proteínas presentes na superfície das diversas células orgânicas.

4) Radiação é um dos métodos físicos no controle de microrganismos.  Assinale a alternativa falsa:

d) A radiação ultravioleta tem alto poder de penetração = pois uma grande desvantagem da luz UV como desinfetante é que a radiação não é muito penetrante; assim, os organismos a serem mortos devem ser expostos diretamente aos raios.

5) O grupo de bactérias que não possuem parede celular rígida e adquire formas irregulares são;

D  Micoplasma= eles são bactérias que não apresentam parede celular e são muito pequenas  (entre 0,1 e 0,25 µm).

6) Quando um bacteriófago carrega um pedaço do DNA bacteriano de uma célula para outra, o processo é chamado:

C  Transformação= é a transferência gênica resultante da captação por uma célula recipiente de DNA íntegro de uma célula doadora. 

7) Microrganismos geralmente na superfície ou no interior do corpo de uma pessoa são chamados:

C) Saprófitas = são os microrganismos saprófitas que vivem conosco e fazem parte do nosso organismo, que de certa maneira nos protegem contra outros nocivos para a saúde.

8) Cada uma das afirmações abaixo referente aos fungos está correta, exceto:

c ) Fungos terrestres usam flagelos para motilidade =  Os fungos terrestres produzem esporos sem mobilidade própria, sendo transportados pelo vento. 

9) O método muito efetivo de esterilização pelo calor úmido sob pressão é:

e  Autoclave= Aparelho utilizado para esterilização de materiais, utilizando calor úmido em temperaturas que variam de 100'C durante poucos minutos até 120'C por bem mais tempo. 

10) Os animais carregam uma grande população de microrganismos em suas superfícies corpóreas, no trato intestinal e em seus orifícios.  O corpo humano, por exemplo, contém 10 bilhões de células e 100 trilhões de microrganismos – 10 microrganismos para cada célula humana.  As bactérias auxiliam na digestão e são responsáveis por mais de 50% do peso das fezes humanas e de animais.

Quais destas bactérias não fazem parte da flora humana:

B  Mycobacterium = Pois é um género de actinobacterias altamente patogénicas, associado a duas doenças comuns: lepra e tuberculose e também a uma doença mais rara: úlcera de buruli.

11) Associar as letras com os números corretos:

 

1-Streptococcus pyogenes

2-Streptococcus pneumoniae

3-Staphylococcus aureus

 

(a)     arranjos em cadeia

(b)     arranjo em cacho

(c)     dispostas aos pares e encapsuladas

b  1 (a); 2(b); 3 (c) = Os Streptococcus podem ser distribuídos em cadeias ou pares, e o Staphylococcus aureus em arranjo em cacho.

12) As bactérias têm a possibilidade de adquirir novos genótipos por diferentes mecanismos proporcionado algumas vezes vantagens seletivas.  A transferência de DNA de uma célula doadora para uma receptora por bacteriófago se faz por:

B  Transformação = O fenômeno da transformação envolve um processo no qual o DNA (de uma célula doadora) livre no meio é tomado por uma segunda (receptora), resultando em alterações genotípicas nessa.

13) Associar cada descrição da direita com as principais categorias que melhor enquadram as da esquerda.

(I) bactérias psicrófilas                              (a)crescem em baixas temperaturas

(II) bactérias termófilas                             (b)crescem em temperaturas moderadas

(III) bactérias mesófilas                            (c)crescem em temperaturas altas

E (I) a; (II) c; (III) b = Bactérias termófilas são aquelas cujas taxas de crescimento ótimo estão entre 50ºC e 60ºC; Bactérias psicrófilas apresentam crescimento ótimo em temperaturas abaixo de 20ºC; Bactérias mesófilas apresentam crescimento ótimo em temperaturas variando entre 25ºC e 40ºC, ou seja, a faixa de temperatura mais comum na superfície da Terra e nos organismos animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com