TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eliminação Substituicao Quimica Organica

Por:   •  19/6/2016  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 3

Eliminação em haletos de alquila

E1 e E2

E2= ocorre na presença de alta concentração de um nucleófilo ou base forte-via direta retirada do H β, seguida de expulsão do grupo abandonador.  

E1-favorecidas com substratos que possam formar substratos estáveis (haletos terciários) e também pelo uso de nucleófilo ou bases pobres (fracas) e solventes polares.

Substituição Nucleofílica

SN2 e SN1

Substituição nucleofílica: Ocorre quando se faz a substituição de um grupo numa molécula por outro grupo. Esse tipo de reação depende de fatores como:

Natureza do GA: deve ser estável ou neutro

Solvente: o solvente pode determinar se uma reação será SN1 OU SN2

Reações sn2: reação direta: ataque do nucleófilo mediante saída do GA→ em moléculas quirais ocorre inversão de configuração (R→S| S→R). Favorecida em substratos primários (desimpedidos) e depende da concentração (força) do nucleófilo; o uso de Nu fortes são de sucesso. São favorecidas com uso de solvente POLAR APRÓTICO (acetona, DMF-Dimetilformamida), um solvente polar e prótico “prende” o nucleófilo e impede que ele chegue até o C+ e faça a substituição nucleofílica.

Reações sn1(via C+):  reação em duas etapas; formação de carbocátion, e em seguida entrada do nucleófilo. Em moléculas quirais→ocorre racemização: formação de dois isômeros R e S.  São favorecidas com uso de nucleófilo fraco; com uso de solvente POLAR PRÓTICO (água, álcool, misturas hidroalcoólicas...), pois este estabiliza tanto o substrato quanto o nucleófilo e isso estabiliza o estado de transição, assim a energia de ativação será baixa. O estado de transição desta etapa é endotérmica quando as cargas separadas estão se formando.

Substituição X Eliminação

Todos nucleófilos são bases em potencial e todas as bases são nucleófilos em potencial: Bases e nucleófilos→ Par de e-  livres → concorrência entre SN e E

SN2 X E2→ tanto uma quanto a outra depende de alta concentração do Nu ou base forte. Se a base captura H β →eliminação; se ataca o carbono ligado ao GA→ substituição.

Quando o substrato é primário e a base/nucleófilo é desimpedido (a)→substituição 90% (OH-, RO-). Fornece eliminação com uso de BASE FORTE E IMPEDIDA ((CH3)3CO-)).

Quando o substrato secundário→base forte (OH-) leva à eliminação; substituição fica comprometida por impedimento estérico, então com base FORTE DESIMPEDIDA=SUBSTITUIÇÃO, já com uma BASE FORTE=ELIMINAÇÃO e com BASE FRACA (I-, CN-) leva à SN2(causa menos repulsão estérica).

Quando o substrato é terciário→ impedimento estérico severo e as reações SN2 não ocorrem. Qualquer substituição que ocorra deve acontecer via SN1. E2 então só é feita com base muito FORTE.

SN1 X E1→ ambas prosseguem através do intermediário carbocátion →reações E1 são favorecidas por substratos que formam carbocátion estáveis (haletos terciários) também pelo uso de nucleófilos fracos, com       mais baixas prevalece a SN1, com [pic 2] mais altas prevalece E1; com uso de base muito forte (ex.:RO-), prevalece E2.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com