TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio Eletroquímico

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

Equilíbrio Eletroquímico

A eletroquímica é o ramo da química que trabalha com o uso de reações químicas espontâneas para produzir eletricidade e forçar para que as não espontâneas aconteçam, ou ainda, refere-se às propriedades químicas e elétricas que ocorrem através da membrana. Todas as células do corpo humano possuem uma característica de membrana que há uma diferença de potencial elétrico do meio intracelular e extracelular, sendo considerado que o meio intracelular é negativo em relação ao meio extracelular, pois a parte interna é menos positiva do que a externa.

Para que haja movimentação desses íons do meio externo para o interno e vice-versa é necessária uma membrana com permeabilidade seletiva, ou seja, a membrana apresenta uma permeabilidade maior para um determinado tipo de íon do que para outro.

Com um exemplo de como o potencial de membrana pode afetar o movimento de íons, há o íons de sódio e potássio. Geralmente, o interior de uma célula tem concentração maior de potássio e menor de sódio do que o fluido extracelular ao redor.

Então, se os íons de sódio estão no exterior da célula, se movimentarão para o interior da célula, com base em seu gradiente de concentração e na voltagem através da membrana, tendo a carga mais negativa no interior da membrana. Já o potássio, que é positivo, terá sua voltagem o movimentando para dentro da célula, mas seu gradiente de concentração tenderá a empurrá-lo para fora da célula, para a região de menor concentração. No fim, o resultado final de potássio nos dois lados da membrana será um equilíbrio entre duas forças opostas.

Quando a concentração desses íons é igual no meio intra e extracelular é chamado de equilíbrio eletroquímico, portanto ocorre um equilíbrio entre as forças químicas e elétricas que geram o movimento dos íons através da membrana seletivamente permeável e assim as concentrações e polarização se estabiliza.

Referências bibliográficas

  • Equilíbrio eletroquímico – Prof. Ms Rolf de Campos Intema, UTFPR,  encontrado em: https://www.passeidireto.com/arquivo/6638689/equilibrio-eletroquimico, acessado em 23 de mar. 2018.

  • Fundamentos da eletrofisiologia: potenciais da membrana, Edson Delattre, USP, 2007 encontrado em:

https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/download/336/337 - Acessado em 23 de mar. 2018.

  • Equilíbrio na eletroquímica – Prof. Sérgio Henrique Pezzin, UDESC, encontrado em:

http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/sergiohp/materiais/aula_eletroquimica_2.ppt - Acessado em 23 de mar. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com