TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - MICO MESSENGER

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

MICO MESSENGER

"Atividades Práticas Supervisionadas(APS)"

Sumário

        

1. Objetivo

As Atividades Práticas Supervisionadas desse semestre tem como objetivo desenvolver um aplicativo que possibilite a comunicação entre duas ou mais máquinas distintas através de uma rede que utilize o protocolo TCP/IP.

O aplicativo deve ser criado com o objetivo de ser utilizado em uma situação  de comunicação entre funcionários da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que querem descobrir de que forma as indústrias e suas atividades estão direta e indiretamente contribuindo para a contaminação do Rio Tietê. Tal contaminação se dá em uma extensa parte do rio, trazendo a necessidade da admissão de vários funcionários para avaliar as condições da água, cada um em uma região, tendo neste aplicativo um principal meio de comunicação.

O software é composto por vários complementos, como opções para diferentes configurações visuais, emoticons e transferência de arquivos, facilitando a troca de informações e tornando-a mais simples e diferente, se tornando uma maneira mais fácil de comunicação entre empregados em seu ambiente de trabalho.

Para a comunicação de dados nos foi solicitada a utilização das primitivas de Berkeley Sockets Interface, ou apenas Sockets de Berkeley, um tipo de interface que auxilia na comunicação em rede.

Para o desenvolvimento deste aplicativo, nos foram oferecidas duas opções de linguagens de programação orientada a objeto, Java e C#. Por maior afinidade, escolhemos a linguagem Java, visto que é mais utilizada em sala de aula.

2. Introdução

A comunicação sempre foi algo de fundamental importância, não só na vida do ser humano, mas também no ramo tecnológico. Temos conhecimento de que nos tempos primitivos a comunicação entre os humanos era mais praticada através de sinais, ou por meio de desenhos, já que não havia uma língua oficial que pudesse ser perfeitamente interpretada por todos. Mas, no geral, a comunicação pode ser efetuada de muitas maneiras, seja entre humano e humano, ou entre homem e máquinas, e vice versa.

Na busca de um meio mais cômodo para realizar até as mais simples atividades, não é diferente quando precisamos nos comunicar. Os diversos meios que foram desenvolvidos têm colaborado para a comunicação entre qualquer tipo de pessoa, seja ela deficiente física ou não. Temos por comunicação alfabetos, simbologias e idiomas como o inglês, espanhol, libras, braile e muitos outros que são utilizados para a comunicação.

 Assim como entre os humanos, no reino animal existem diversos modos de comunicação, diferenciando de uma espécie para a outra, mas deixando o meio físico de lado, vamos tratar da era digital, onde a comunicação é notável independente da distância e da quantidade de pessoas que se comunicam.

Inicialmente utilizavam-se cartas para se comunicar com alguém que estava distante, hoje não é diferente, mas as cartas são mais utilizadas quando se trata de assuntos importantes e sigilosos. Um tempo depois surgiu o telefone, que tornou a comunicação á distância mais rápida e depois vieram os celulares, a internet e seus aplicativos.

Como citado no tópico anterior, esse trabalho trata de comunicação em rede, colocando como objetivo a construção de um aplicativo que torne a comunicação de duas ou mais pessoas independente da distância. Através do nosso aplicativo, elaborado na linguagem Java, é possível estabelecer o contato entre pessoas através da rede, utilizando muitos outros recursos como auxílio para que esse contato seja efetuado com sucesso. Um desses recursos é a Berkeley Sockets Interface, uma interface de suporte á comunicação em rede desenvolvida em Berkeley, Universidade da California. Essa interface funciona como uma conexão entre os processos do cliente e os do servidor e também é como uma base para as demais interfaces utilizadas entre protocolos de internet TCP/IP.

Buscando o entendimento em um dos sistemas mais comuns de comunicação, o Messenger, sucesso desde o nascimento da internet moderna no fim dos anos 90, com o MSN Messenger e o ICQ como exemplos, desenvolvemos um aplicativo de mensagens em tempo real, o Mico Messenger, desenvolvido para que equipes da Secretaria do Meio Ambiente mantenham contato a longas distâncias, possibilitando um maior controle sobre o processo de contaminação das águas do Rio Tietê.

Inicialmente, nossa aplicação funciona apenas em computadores, mas com conhecimento em alguma plataforma móbile é possível adapta-lo para smartphones e até tablets.

Para o banco de dados, utilizamos o PostgreSQL, que é a ferramenta que possuímos maior domínio e conhecimento.

Já citado como exemplo, o MSN Messenger foi um aplicativo frequentemente utilizado, porém, com a evolução tecnológica e a exigência dos usuários, o MSN foi substituído por outros aplicativos. Atualmente, os usuários de chats e messengers optam pelo Messenger do Facebook, que tem sua versão para dispositivos móveis e  não exige nenhum tipo de instalação no computador, tirando do usuário aquela preocupação com o espaço que o aplicativo ocuparia em sua máquina.

Outro aplicativo que tem sido muito utilizado é o WhatsApp, desenvolvido apenas para dispositivos móveis, utilizando como login o número do celular, impossibilitando o acesso de outros aparelhos, tornando impossível o acesso ás informações ali expostas.

Comunicação

A comunicação se apresenta de diversas formas e em vários ambientes. Cada situação tem seu comportamento, e estilo diferentes.

Para iniciar uma comunicação devemos estabelecer regras ou acordos, para direcionar a conversa. Essas regras, ou protocolos, devem ser seguidos para que a mensagem chegue ao seu destino corretamente. Para uma comunicação bem-sucedida deve existir:

  • Um emissor e um receptor da mensagem;
  • Acordo ou protocolo sobre o método da comunicação (por carta, e-mail, messenger, etc);
  • Língua e gramática comum;
  • Velocidade e ritmo de transmissão;
  • Requisitos de confirmação ou recepção.

As regras podem variar de acordo com o contexto. Por exemplo, uma mensagem muito importante, deve possuir uma confirmação que a informação saiu do remetente e chegou ao destinatário com sucesso. Mensagens de menor importância já não requerem.

As técnicas usadas nas comunicações em rede compartilham fundamentos com as humanas. Como vários de nossos protocolos de comunicação humana são implícitos ou estão enraizados na nossa cultura, algumas regras devem ser estabelecidas. Em redes de dados, é necessário ser muito mais explícito sobre como a comunicação ocorre e como ela pode ser bem-sucedida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (581.4 Kb)   docx (475.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com