TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Química e suas Propriedades

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA MOLECULAR

DISCIPLINA: GENÉTICA FARMÁCIA

DACTINOMICINA

JOÃO PESSOA, PB

2018

Estrutura Química e suas Propriedades

Os primeiros antibióticos contra o câncer consistiram na série de actinomicinas descoberta, em 1940, por Waksman e colaboradores. A mais importante dessas actinomicinas, actonomicina D, possui efeitos benéficos no tratamento de tumores sólidos em crianças e do coriocarcinoma em mulheres adultas. As actinomicina são cromopeptídeos. A maioria tem o mesmo cromóforo a fenoxazona planar, actinosina, que é responsável pela cor amarela-avermelhado. As diferenças entre as actinomicinas de ocorrência natural limitam-se a variações na estrutura dos aminoácidos das cadeias laterais peptídicas. A capacidade das actinomicinas de se ligar-se ao DNA de dupla hélice é responsável pela sua atividade biológica e citotoxicidade.

Os estudos com raio-x de um complexo cristalino entre a actinomicina e desoxiguanosina permitiram formulação de um modelo que explica a ligação do fármaco ao DNA. O anel fenoxazona planar intercala-se entre pares de bases de guanina-citosina adjacentes do DNA, enquanto as cadeias polipeptídicas estendem-se ao longo do suco menor da hélice. A soma dessas interações proporcionam uma grande estabilidade ao complexo dactonimicina-DNA, e, consequência da ligação da dactonimicina, a transcrição do DNA pela RNA polimerase é bloqueada. As RNA polimerases dependência de DNA são muito mais sensíveis aos efeitos da dactonimicina do que as DNA polimerase. Além disso, a actinomicina provoca quebra de filamentos simples no DNA, possivelmente através de um radical livre intermediário ou em consequência da ação da topoisomerase II

- MECANISMO DE AÇÃO

A Dactinomicina é um antibiótico, derivado de culturas de Streptomyces parvullus, que tem como objetivo inibir a síntese do DNA, promovendo a quebra das fitas. O antibiótico desorganiza a alfa hélice inibindo a síntese do DNA e a replicação do RNA, pela formação de um complexo com DNA por intercalação de resíduos de guanina, e enfraquecendo o padrão para a atividade de DNA. Ou seja, a dactinomicina liga-se a porção guanina do DNA, intercalando-se entre os pares de bases guanina e citosina, e desta forma, inibindo a síntese de DNA, RNA e proteínas.

- REFERÊNCIAS

CHARLES, F. L. Medicamentos Lexi – Comp Manole. 1. Ed. São Paulo: Manole, 2009.

Índice Toda Saúde, Dactinomicina (ou Actinomicina). Disponível em: https://www.indice.eu/pt/medicamentos/DCI/dactinomicina-ou-actinomicina/informacao-geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com