TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ESPECTROQUÍMICOS

Por:   •  25/11/2017  •  Artigo  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ESPECTROQUÍMICOS: REVISÃO DE LITERATURA

INTRODUCTION TO SPECTROCHEMICAL METHODS: LITERATURE REVIEW

Kayro Filipe Gonçalves de Sousa1; Marcos Rennan de Almeida Cortez 1; Paulo Henrique Melo Sousa1; Vinícius Lima Galdino Soares1; Jairelda Sousa Rodrigues2

1 Graduando em Farmácia – FSA    2 Me. em Química – UFPI

RESUMO

Os métodos espectroscópicos de análise são baseados na medida da quantidade de radiação eletromagnética produzida ou absorvida pelas moléculas ou pelas espécies atômicas de interesse. A radiação eletromagnética apresenta propriedades de importância para o entendimento das análises espectroquímicas. Com isso, estudo teve como objetivo avaliar a relevância dos métodos espectroquímicos.  Através de revisão de literatura de caráter descritivo. Utilizando como descritores: Espectroquímica; Química Analítica; Métodos Instrumentais. Como resultados, foi observado primeiramente a preocupação dos autores, em deixar claro que os métodos instrumentais da química analítica estão sendo mais utilizados que os métodos convencionais, além do aprofundamento do tema abordado. Por fim, concluiu-se que as técnicas aplicadas aos métodos espectroquímicos, apresentam diferentes graus de complicação, sensibilidade, seletividade, custo e tempo, observando de forma detalhada o funcionamento do método, e a importância no momento da escolha da melhor técnica para realizar uma determinação analítica.

Palavras – Chaves: Espectroquímica; Química Analítica; Métodos Instrumentais.

[pic 1]

ABSTRACT

Spectroscopic methods of analysis are based on the measurement of the amount of electromagnetic radiation produced or absorbed by the molecules or the atomic species of interest. The electromagnetic radiation presents properties of importance for the understanding of the spectrochemical analyzes. The aim of this study was to evaluate the relevance of spectrochemical methods. Through literature review of descriptive character. Using as descriptors: Spectrochemistry; Analytical chemistry; Instrumental Methods. As results, it was first observed the concern of the authors to make it clear that instrumental methods of analytical chemistry are being used more than conventional methods, in addition to the deepening of the topic addressed. Finally, it was concluded that the techniques applied to the spectrochemical methods present different degrees of complication, sensitivity, selectivity, cost and time, observing in detail the operation of the method, and the importance at the time of choosing the best technique to perform a Analytical determination.

Keywords: Spectrochemistry; Analytical chemistry; Instrumental Methods.

INTRODUÇÃO

        A análise química pode ser realizada de duas formas, dependendo da necessidade do analista: 1 ª - quando se deseja determinar quais substâncias estão presentes em determinada amostra 2 ª - quando se deseja determinar a quantidade de cada componente ou de certos componentes, presentes na amostra. Devido ao desenvolvimento tecnológico a que os processos estão sujeitos, a análise química também se desenvolveu e, atualmente, a maioria das análises tanto qualitativas quanto quantitativas, são realizadas através de instrumentos ou aparelhos próprios, desenvolvidos para realizar uma gama muito grande de análises, surgindo, então a Análise Instrumental. Onde a mesma não dispensa o conhecimento das análises via úmida tradicionais (qualitativa e quantitativa), nem os fundamentos básicos da instrumentação utilizada (CORINGA,2006).

        Os métodos espectroscópicos de análise são baseados na medida da quantidade de radiação eletromagnética produzida ou absorvida pelas moléculas ou pelas espécies atômicas de interesse. A radiação eletromagnética apresenta propriedades de importância para o entendimento das análises espectroquímicas. A química analítica tem sido bastante estudada, sendo que as técnicas espectroquímicas ocupam, entre as demais, um lugar privilegiado por sua grande versatilidade (LORDELLO, 1979).

        Os métodos que dependem da medição de propriedades elétricas, e os que estão baseados na determinação da absorção da radiação, ou na medida da intensidade de radiação emitida, exigem o emprego de um instrumento e, por isso são denominados métodos instrumentais. Os sistemas instrumentais aplicados à análise e controle químicos, são amplamente aceitos como métodos rápidos, que são largamente utilizados na indústria(CORINGA,2006).

        As regiões espectrais que têm sido empregadas incluem os raios g, os raios X, ultravioleta (UV), visível, infravermelha (IV), micro ondas e radiofrequência (RF). De fato, o uso corrente estende mais ainda o significado da espectroscopia de forma a incluir técnicas que nem mesmo envolvem o uso de radiação eletromagnética, como a espectroscopia acústica, de massas e de elétrons (CROUCH,2005). Os métodos espectroquímicos têm provido talvez as ferramentas mais amplamente empregadas para a elucidação de estruturas moleculares, bem como na determinação. Diante do exposto, o presente estudo têm como objetivo avaliar a relevância dos métodos espectroquímicos.

METODOLOGIA

        O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura de caráter descritivo. Então foram selecionados trabalhos publicados, em bases de dados: Google acadêmico, Pub Med, Scielo e Bireme. Utilizando como descritores: Espectroquímica; Química Analítica; Métodos Instrumentais. Como critérios de inclusão para o estudo foram selecionados artigos em português, com textos completos. Foram excluídos os artigos que não atendiam aos parâmetros dos critérios de inclusão.

        Pesquisa bibliográfica é quando a fonte secundária que abrange em todas as bibliografias já tornadas públicas em relação ao tema de estudo, desde publicações, boletins, pesquisa, monografia e teses, dentre outros, tendo como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito sobre o assunto. (LAKATOS, 2010).

        Para Cervo (2007) a pesquisa descritiva observa, registra, analisa correlaciona fatos e fenômenos (variáveis) sem manipular. Procura descobri, com maior precisão possível; onde a frequência com que o fenômeno ocorre, sua relação e convecção com os outros e sua natureza e características.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

        Foi observado primeiramente a preocupação dos autores, em deixar claro que os métodos instrumentais da química analítica estão sendo mais utilizados que os métodos convencionais, por apresentar uma maior praticidade. Porém, deixam claro a relevância de não se abandonar os métodos convencionais, pois apesar da grande sofisticação dos aparelhos eletrônicos, os mesmos ainda possuem seu uso limitado.  Abaixo, está descrito algumas limitações relacionadas aos métodos instrumentais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com