TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Por:   •  26/9/2021  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

HOMEOSTASE TÉRMICA

Raphaela Souza de Jesus

01110346

Farmácia

A área pré-óptica (APO) do hipotálamo é responsável pela regulação da temperatura corporal. Utiliza transferências químicas e físicas, como o equilíbrio entre produção e perda de calor, secreção das glândulas, receptores termossensíveis, controle fisiológico/neurológico1.

O APO encontra-se entre o diencéfalo e o telencéfalo e consegue perceber alterações térmicas. Encontramos na área pré-óptica, neurônios importantes a essas variações2. Com a diminuição da temperatura, o hipotálamo recebe a mensagem para a produção de calor e através dos nervos simpáticos é enviado estímulos elétricos que reduzem o fluxo sanguíneo e matem os órgãos aquecidos. Os tremores que servem também para a produção de calor ocorrem por estimulo nervoso do músculo. Esses tremores são exemplos da termogênese mecânica. A hipófise é induzida a produzir o hormônio TSH, que aumentam a energia para manter batimentos cardíacos em equilíbrio, por exemplo3. A produção de um hormônio é um exemplo de termogênese química.

Com altas temperaturas, acontece a vasodilatação, onde a pele aquece e o calor do corpo é transferido para o ambiente externo4. O corpo pode perder calor para o meio externo (termólise) através de radiação, condução, convecção e evaporação de calor. Com o excesso de calor, o organismo procura mecanismos para a regulação: a) Diminuição da produção de calor, inibindo os tremores. b) Inibição dos centros do hipotálamo responsáveis pela vasoconstrição. c) Aumento na velocidade da perda de calor pela evaporação (sudorese)5.

Tanto o ganho ou produção de calor (termogênese), quanto à perda de calor (termólise) são equilibrados pelo hipotálamo. Na termogênese é representada pela combustão de alimentos, aumento do metabolismo devido à atividade muscular, calafrios, arrepios, febre, termogênese química, irradiação solar1.

1LAGANÁ, M.T.C.; FARO, A.C.M. e; ARAÚJO, T.L. A problemática da temperatura corporal, enquanto um procedimento de enfermagem: conceitos e mecanismos reguladores. Rev. Esc. Enf. USP, v. 26, n. 2, p. 173-86, Ago. 1992.

2 SACARPELLINI, Carolina da Silveira. Regulação da temperatura corporal : sensores e efetores térmicos. 2016. 111p. Tese, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

3 DEXTRO, Rafel Barty. Temperatura corporal. Disponível em https://www.infoescola.com/fisiologia/temperatura-corporal/. Acesso em: 31 out 2020.

4 GALLOIS, N. S. P. Análise das condições de stress e conforto térmico sob baixas temperaturas em indústrias frigoríficas de Santa Catarina. 2002. 140fls. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC: UFSC, 2002.

5 CAMARGO, Maristela Gomes de; FURLAN, Maria Montserrrat Diaz Pedrosa. Resposta Fisiológica do corpo às temperaturas elevadas: exercício, extremos de temperatura e doenças termocas. Revista Saúde e Pesquisa. Maringá, v.4, n.2, p.278-288, maio/ago,2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com