TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismos de proteção de antibióticos

Artigo: Mecanismos de proteção de antibióticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Artigo  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

ANTIMICROBIANOS

PRINCÍPIOS GERIAS

Aspectos a serem considerados

 Estado clínico do paciente

 Agente infeccioso

 Propriedades do antimicrobiano

Antes mesmo de pensar em prescrever o antibiótico, devemos está cientes de três elementos fundamentais: ESTADO CLÍNICO DO PACIENTE, O AGENTE INFECCIOSO E FINALMENTE AS CARACTERÍSTICAS DESSE ANTIBIÓTICO.

Estado clínico do paciente

 Integridade dos mecanismos de defesa

 Condições eletrolíticas, metabólicas e nutricionais

 Condições patológicas

 História de hipersensibilidade

Em relação ao estado clínico, ele tem a ver com a gravidade e a estrutura imunológica , a integridade dos mecanismos de defesa.

Os antibióticos podem ser classificados em duas famílias: BACTERICIDAS (ele mata a bactéria) e o segundo grupo de fármacos são os BACTERIOSTÁTICOS (inibe o crescimento bacteriano).

As condições eletrolíticas, metabólicas e nutricionais são muito importantes. O indivíduo desnutrido não lida adequadamente a infecção, porque falta proteína que é importante para estruturação e reparação de tecidos acometidos pela doença; outro tópico é a via de administração da medicação que torna-se inviável pela ausência de proteínas plasmáticas, ou seja, a droga vai ta lá, mas não vai ter transporte para levá-la. O metabolismo diz respeito ao fígado, por isso saber ou não, se o fígado está em bom funcionamento é muito importante, assim como o rim, que administra a excreção, maior parte das vezes a substância inativa necessita de outra via de eliminação, que é a via urinária, por isso é importante saber sua integridade; é válido lembrar que as vias biliares também são vias de eliminação, só que é menor. Pelas vias eletrolíticas: Na, K, Mg, Ca, esses quatro íons tem uma participação essencial, o aumento ou diminuição da concentração, podem repercutir clinicamente, por isso é importante saber a concentração na corrente sanguínea, visto que, alguns fármacos possuem Na em sua composição, então, por exemplo, em pacientes que chegam desidratado ao PS, não deve ser administrado fármacos com composições altas desses íons, que por um acaso já estava alto, ou seja, o paciente hipernatrêmico ficará pior ainda. Por isso deveremos saber como estão os eletrólitos dos pacientes antes de prescrever um antibiótico.

Condições patológicas outras como diabetes melitus, DPOC, neoplasias... Então, essas patologias se eu não souber que ela existe, não vou saber tratá-las, uma vez que, um paciente que tenha PNEUMONIA e DIABETES, tratando apenas a Pneumonia ele não irá melhor porque não estaremos tratando a Diabetes; e é importante saber, se descoberto, o medicamento que o paciente está usando para a Diabetes.

As reações alérgicas ou de HIPERSENSIBILIDADE transitam pela seguinte linha: Se o paciente disse que é alérgico, mesmo que ele tente te enganar... Primeiro detalhe: Antes de

prescrever qualquer fármaco, deve-se perguntar se existiu alguma reação alérgica após o uso de algum medicamento, se ele não lembrar ilustre o ajudando, porque é necessário saber.

Agente Infeccioso

 Sítio de infecção.

 Modo de aquisição da infecção.

 Antes de iniciar a terapia antimicrobiana, tentar isolar o agente responsável pela infecção e se possível realizar o antibiograma.

O primeiro passo para saber quem é o agente infeccioso é saber o sítio da infecção. O paciente relatará o que ta acontecendo e o que ele ta sentindo, então esses sinais e sintomas apontarão para o órgão comprometido e é importante saber isso porque 80% das vezes as infecções vem da nossa própria microbiota. Então, sabendo a topografia da infecção indica que é possível identificar a bactéria que estará provocando a infecção, assim também, como é possível saber o modo de aquisição da infecção; por exemplo, uma infecção que é contraída comunitariamente ou na via hospitalar. É importante colher o material para cultura, para fazer um tratamento adequado para o paciente, desde que não seja invasivo e o paciente não esteja com Pneumonia ou Amigdalite.

Antimicrobiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com