TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNEROS TEXTUAIS E MECANISMOS DE COESÃO

Dissertações: GÊNEROS TEXTUAIS E MECANISMOS DE COESÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 4

GÊNEROS TEXTUAIS, DEFINIÇÃO E TIPOS.

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Textos e refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.

1) Noticia

Tratando-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação, relato de fatos ou acontecimentos atuais geralmente de importância e interesse para a comunidade sem comentários pessoais, opiniões ou interpretações por parte de quem escreve.

Em virtude da Noticia compor a categoria jornalística, caracteriza-se como uma narrativa técnica, clara, objetiva e precisa, isentando-se de quaisquer possibilidades de múltiplas interpretações por parte do receptor.

Os títulos são chamativos para atrair a atenção de quem lê. No inicio do texto freqüentemente, aparece um pequeno resumo com as informações essenciais do fato noticiado. Para aprimorar nossos conhecimentos quanto a estes aspectos inerentes ao gênero, enfatizaremos estes elementos.

Manchete ou Titulo – Geralmente apresenta-se grafado de forma bem evidente, para despertar a atenção do leitor.

Titulo Auxiliar – Funciona como um complemento do principal, acrescentando-lhe algumas informações, de modo á tornar ainda mais atrativo.

LIDE – Corresponde ao primeiro parágrafo, que normalmente procura ater-se os traços básicos relacionados às seguintes indagações: Quem? , Onde? , Como? , Quando? , Por Quê?

Corpo da Noticia – Relaciona-se a informação propriamente dita, procedendo á uma exposição de uma forma detalhada, veracidade em relações aos fatos divulgados, predominando o caráter objetivo, discursivo.

2) Entrevista

Forma objetiva de registrar um depoimento de uma pessoa publica ou que esteja relacionado a alguém, acontecimento atual. É utilizada para dar veracidade a uma reportagem ou para saciar a curiosidade dos leitores sobre aspectos da vida profissional ou pessoas do entrevistado. Para tanto é organizada na forma de perguntas e respostas.

3) Resenha Crítica

Texto que apresenta o conteúdo de uma obra. Indica-se a forma de abordagem do autor a respeito do tema e da teoria utilizada. É uma analise critica, pois encerra um conceito de valor emitido pelo autor da resenha sobre a obra em questão. Pode-se fazer uma resenha de crítica sobre livros, show, espetáculo teatral, entre outros.

4) Carta do Leitor

Texto em que o leitor de jornal ou da revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto da atualidade, usando elementos argumentativos.

5) Currículo

É um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmico e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral o Curriculum Vitae

em como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.

Ele é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve as experiências profissionais, formação acadêmica e dados pessoais para contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com