TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos fabricados por biologia molecular

Por:   •  15/10/2015  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

Medicamentos produzidos ou fabricados por ferramentas de biologia molecular

São medicamentos produzidos por biossíntese em células vivas, ao contrário dos sintéticos que são produzidos por síntese química. Assim, a química orgânica dá lugar à biologia molecular e aos processos biotecnológicos. Sob o ponto de vista industrial, a maioria dos produtos farmacêuticos biológicos é produzida em cultura de células geneticamente modificadas. Os biológicos representam atualmente a maior fonte de inovação da indústria farmacêutica e soluções para inúmeras doenças, até então não tratadas eficazmente com as terapias tradicionais. Os biológicos são uma classe diversa e heterogênea de produtos. Existem hormônios, fatores de crescimento e de diferenciação celular, enzimas capazes de dissolver coágulos, anticoagulantes para prevenir a sua formação e os modernos anticorpos monoclonais que vêm revolucionando o tratamento do câncer e doenças autoimunes. Os medicamentos biológicos são formados por moléculas grandes, complexas e construídas de milhares de átomos. São em geral instáveis e suscetíveis a alterações quando submetidas ainda que a pequenas variações das condições de conservação e armazenamento. Raramente estão disponíveis para uso oral, pois são inativados pelas enzimas digestivas e, por isso, necessitam ser administrados por via injetável ou por inalação. Alguns exemplos são indicados abaixo:

medicamentos

Diversas abordagens moleculares estão em fase de investigação. Há atualmente 209 novas drogas sendo investigadas, inclusive em Fase de estudo III. A maioria delas, baseadas nos progressos realizados no conhecimento da biologia da célula cancerosa, se refere ao uso de alvos seletivos para atuação dos agentes anti-tumorais. Subdividem-se em oito grandes grupos, de acordo com o mecanismo de ação proposto.

Alguns exemplos de medicamentos biológicos

Classes                                                                Medicamentos

Hormônios Insulina,                                        Hormônio do crescimento

Fatores de crescimento                       Eritropoietina, Fator de crescimento de leucócitos

indústria

Os genes são segmentos de moléculas de DNA que codificam a síntese de proteínas dentro das células. Os cientistas decifraram este código e aprenderam a cortar genes e recombinar pedaços de diferentes fontes e transferir o novo gene para uma célula hospedeira que passa a fabricar uma proteína de interesse. Assim, uma bactéria pode transformar-se em uma fábrica de uma substância para a qual foi reprogramada. Foi desta forma que, em 1982, a insulina humana passou a ser produzida industrialmente em uma cultura da bactéria Escherichia coli (E. coli) e os pacientes diabéticos deixaram de depender das insulinas de origem animal, extraídas de pâncreas bovino ou suíno. Esta tecnologia também permite construções moleculares inovadoras combinando segmentos de diferentes proteínas, como anticorpos e receptores – são as proteínas de fusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com