TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos isento de prescrição médica (MIP)

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 5

MEDICAMENTOS OTC (Over-The-counter):

Medicamentos isento de prescrição médica(MIP)

Carla Varella, Debora Santana, Deise, Elisangela Pereira, Ismael, Rodrigo, Sabrina**

        [pic 1]

RESUMO: Podemos concluir que, os medicamentos OTCs tem uma influência muito grande na automedicação, levando em conta que em alguns casos ele tem que ser consumido pois tem doenças de causas leves e moderadas que precisa de um medicamento de compra livre como o propriamente dito. Mas sabendo que sempre tem que ter uma boa orientação, não somente da mídia mais como principalmente de um profissional responsável como o farmacêutico.

                        É importante também ressaltar que os medicamentos estão sendo utilizados em grandes proporções por pequena necessidade, como o medicamento citado no questionário abaixo o Dorflex, podendo levar a pessoa de um estado de saúde regular para um estado de saúde grave se for consumido exageradamente. Por isso se caso persistir os sintomas procurar imediatamente o médico.

PALAVRAS-CHAVE: auto medicação; medicamento de venda livre(OTC); uso racional de medicamentos; propaganda de medicamento; atendimento e orientação do profissional de farmácia.

[pic 2]

INTRODUÇÃO:

Os medicamentos otc (medicamento isento de prescrição medica). São medicamentos que tem como objetivo eliminar sintomas de doenças simples tratamentos e desconfortos leves. São aprovados pelas autoridades sanitárias e disponibilizados sem receitas devido a segurança e eficácia quando consumimos apenas com indicações farmacêuticas.

A lei ARDC138 foi criada no ano de maio de 2003 para estabelecer o principal regulamento dos mips(medicamentos isentos de prescrições),nelas estabelecem os medicamentos que são otcs.

Anteriormente ao ano de 2012 a ANVISA (Agencia nacional de vigilância Sanitária), permitia a venda de medicamentos otcs atrás dos balcões de farmácia e drogarias seguindo a lógica que estes só poderiam ser vendidos e passados para os consumidores com a orientação dos farmacêuticos, sendo assim, não permitindo sua exposição. Agora foi aprovada a lei 14.708 em 15/03/2012que permite a organização em área de circulação comum, expostos no autosserviço e ao alcance do consumidor, todos os medicamentos isentos de prescrição médica. Sendo assim, facilitando a automedicação da população.

Segue abaixo alguns tipos de otc:

Analgésicos(dipironasódica,paracetamol,ácidoacetilsalicílico), laxantes(bisacordil,laxol,lactunola), antiácidos(sal defrutas,sonrisal, pepsamar),relaxante muscular(torsilax,dorflex,doxtran,dorilax),xaropes e suspenções(transpulmim,vick,histamim,polaramine,bisolvon),descongestionantes(neosoro,rinosoro,sorine),antigripais(multigrip,benegrip,apracur,coristina)muitos outros desde que não possuem tarja vermelha ou tarja preta. [pic 3]

[pic 4]

OTC E A AUTOMEDICAÇÃO:

Levando em conta as informações a cima, sabemos que por facilidades encontrada na venda de medicamentos otc, muitos por quaisquer sintomas querem optar pela automedicação, não sendo sempre a melhor coisa a ser feita.

Por fácil acesso as estes tipos de medicamentos e também pode ter apelo na mídia por ser medicamentos de venda livre atraindo assim, a população que carente de atendimento médico, corre para as farmácias e drogarias em busca de sua cura.

Na mídia os medicamentos otcs, aparecem em propagandas com os apelos. como se fosse toda a solução para a cura.

[pic 5]

Mas as propagandas tem que vir com faixa determinada do ministério da saúde, como por exemplos:

  • “Se persistir os sintomas, o médico deverá ser consultado”.
  • (Nome comercial ou da substância ativa do produto) “É um medicamento seu uso pode trazer riscos. Procure o médico ou farmacêutico. Leia a bula”.
  • Alguns otcs possuem alertas diferentes como por exemplo:
  • Ácido acetilsalicílico “não use este medicamento em caso de gravides, gastrite, ou úlcera do estômago e suspeita de dengue ou catapora.”
  • Bisacordil- “não use este medicamento em caso de doenças intestinais graves.”
  • Dipirona sódica “não use este medicamento durante a gravides e em crianças menores de três meses de idade.”
  • Não use junto com outros medicamentos que contenham paracetamol, com álcool, ou em caso de doença grave no fígado”.

A legislação também não permite veiculação de propagandas em intervalos destinados a programas infantis. Não podem conter as frases “Demostrados em ensaios clínicos”, “comprovado cientificamente”.

Mesmo com todos os cuidados de excesso de exposição, ainda fica um atrativo para o autoconsumo exagerado de otcs.

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

Outros fatores que contribuem para a compra de otcs e a automedicação:

[pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18]

[pic 19][pic 20][pic 21]

Diagnóstico que mais contribui para compras de otcs:

Produtos de alívio da tosse e resfriados(antigripais).

Rinite,sinusite(descongestionantes nasais).

Flatulência, desconforto estomacal (antigases e antiácidos).

Conjuntivite(colírios)

Funções epáticas(anti-hepáticos).

Cefaleias e febres( Analgésicos e antitérmicos).

MÉTODO DE PESQUISA:

Ao pesquisar, para sabermos como está o consumo de otc, utilizamos alguns bairros da zona oeste, sabendo que o otc é comercializado em todo o mundo. Em nossa pesquisa foram entrevistados 60 pessoas, entre elas, 45 mulheres e 15 homens, de idade relativamente entre 30 a 50 anos, e a escolaridade 15 pessoas que terminou o ensino médio, 20 pessoas com nível superior e 30 abaixo do ensino médio.            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (838.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com