TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ALOE VERA

Por:   •  1/11/2021  •  Artigo  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Introdução: A fitoterapia é a utilização de plantas para tratamento de enfermidades. Essa técnica de tratamento evolui-o junto com espécie humana, mas sem perder a forma tradicional de preparo, que é passo de geração a geração. A Aloe vera (L) Burm. f., apresenta na anatomia botânica de suas folhas mucilagem de ação cicatrizante, antibacteriana e anti-inflamatória proporcionadas pela presença substancias fenólicas, como aloenina, barbaloina e isobarbaloina em sua composição química. Objetivo avaliar a pesquisa sobre o potencial fitoterápico da Aloe vera. Utilizada no processo de cicatrização de feridas. Metodologia: realizar uma revisão sistemática usando artigos do google acadêmico nacionais indexados na base MEDLINE, PUBMED, LILACS E SCIELO, nos idiomas português, inglês e espanhol, utilizando palavres chaves. Com o levantamento bibliográfico constatamos várias atividades biológicas atribuídas a Aloe vera. O extrato glicólico da Aloe vera, comprovou efeitos do propilenoglicol em feridas provocas experimentalmente na pele de ratos do laboratório machos da linhagem wistar. O processo demorou de cicatrização foi acompanhado por 6 dias, tendo execução macroscópica diária.

Palavras chaves: cicatrização de feridas, pripilenoglicol; Aloe Vera; babosa  

Abstract

Introduction: herbal medicine is the use of plants to treat illnesses. This treatment techinique it along with the human species, but without losing the traditional formo f preparation, which is step form generation to generation. Aloe Vera (L) Burm. f., presentes in the botanical anatomy of its leaves mucilagem of healing, antibacterail and anti-inflammatory action provided by the presence of phenolic substances, such as aloenina, barbaloina and isobarbaloina in its chemecal composition. Objetive to evaluate the research on the herbal potencial of Aloe Vera. Used in the wound healing process. Methodology: carry out a systematic review using national acadenic google articles indexed in the MEDLINE, PUBMED, LILACS E SCIELO database, in portuguese, english em Spanish, using keywords. Wist the bibliographical survey we found several biological activities attributed to Aloe vera. The glycolic extract of Aloe Vera, provend the effects of propylene glycol on wounds caused experomentally on the skin of male laboratory rats of the wistar atrain. The healing process took  six days, with daily macroscopic performance

Introdução

A Aloe Vera é antiga e encontra presente em diversa culturas. Seu nome provavelmente se origina da palavra arábica alloeh, que significa substancia amarga e brilhante. O primeiro registro da Aloe vera foi feito em uma tabuleta de argila na mesopotâmia datada em 2100 a.C (Atherton, 1997). É uma planta muito conhecida no Brasil, onde é popularmente usada na cicatrização de feridas, queimaduras, conjuntivite, dores reumáticas dentre outros males (Haller, 1990; Alonso, 2007; Lorenzi & Matos, 2008; Gerra et al, 2008).

As feridas constituem problemas de saúde pública, sendo uma cicatrização de tecido, é um processo endógeno. Diante do vasto uso popular da Aloe vera no tratamento de feridas, bem como da necessidade de se ampliar o conhecimento acerca do tipo de feridas nas quais tem sido demonstrada as propriedades cicatriciais da planta, e para quais tem sido recomenda o uso, torna-se importante que estudo de revisão sistemáticas sejam desenvolvidas, visando identificação de evidencias que sustentam a indicação da Aloe Vera como recurso terapêutico para o tratamento de feridas.

No Brasil, produtos com base de Aloe vera estão autorizados como fitoterápicos na cicatrização, no entanto, não há registro de medicamentos à base de Aloe vera para uso oral (CARVALHO, 2008)

Descrição da botânica

 É uma planta que possui origem africana, pertence à família das liliáceas, do gênero Aloe, atualmente são mais 300 espécies. Seu nome babosa foi devido sua alto viscosidade (liquida) apresentada na folha. Esse liquido possui propriedades ativas ricas em produtos orgânicos, vitaminas, sais minerais e aminoácidos indispensável para a saúde humana (RAMOS PIMENTEL,2011).

A Aloe Vera (L) Burm. f. pertence à família aloecea que inclui cerca de 15 gêneros e 800 espécies. É uma planta herbácea que cresce em qualquer tipo de solo, mas é melhor adaptar ao leves e arenosos e não exige muita agua. Suas folhas são verdes, grosas, suculentas e medem de 30 a 60 centímetro de comprimento. Suas flores são vistosas, apresentam tonalidade branco-amarelada, formato butular. Na literatura é encontrada com as sinônimas Aloe barbadensis Mill., Aloe bardadenis var. chinensis Haw., Aloe perfoliada var. vera L., Aloe chinesis Bak. E Aloe vera var. chinensis Berger. Popularmente é chamada de babosa, aloe, aloe-de-barbados e aloe-de-curação. (Lorenzi & Matos, 2008; WHO, 1999)

Partes Utilizada na Terapêutica

A Aloe vera demora de quatro a cinco anos para atingir a maturidade e suas folhas podem ser dívida em duas partes. Da parte mais externa pode ser extraído o suco e quando concentrado e seco recebe denominação de Aloe. Esse suco flui espontaneamente das folhas cortas e possui cor marrom escura, além de forte odor e sabor muito amargo, é um composto por derivados antracenicos sendo a aloina (barbaloina e isobarboloina ) ( Atherton, 1997), é mais utilizada.

Após a eliminação dos tecidos mais externos da folha, obten-se um gel mucilaginoso com aoarencia viscosa e incolor que recebe p nome de gel de Aloe vera. Constitui-se principalmente por agua e polissarideos, além de 70 outros componentes, tais como vitamina A, B, C e E, cálcio, potássio, magnésio e sinco, diversos aminoácidos, encimas e carboidratos. (Teske & Trentini, 1997; Femenia et al, 1999; Carvalho, 2005; Surjushe, 2008).

Objetivo

Objetivo geral

Verificar nas literaturas sobre a aplicação e o efeito do extrato da folha da Aloe Vera conhecida como babosa na cicatrização de feridas.

Objetivo especifico

  • Relatar problemas relaciona os a administração incorreta da Aloe vera
  • Pesquisar a utilização da Aloe Vera em cicatrização
  • Realizar buscas em artigos sistemáticos e plataformas digitais que abordem o uso terapêutico da Aloe Vera, no processo de cicatrização de feridas.
  • Ver temas que abordem que tipo de lesão pode ser usada a Aloe Vera 

Metodologia

O estudo realizado teve como foco métodos descritivo, observacional e comparativo de uma análise sistemática com abordagem qualitativa e teórica, com a intensão de verificar a utilização da Aloe vera na cicatrização de ferimentos. Utilizados para coletas de dados e para análise do mesmo foram uma revisão sistemática, artigos publicados em revistas cientificas especializado na base de dados biblioteca eletrônica scientific Eletronic Library Online (SciELO), PUBMED, foram utilizando artigos descritos em português e espanhol, Literatura da América Latina e Caribe em Ciência da Saúde, ( LILACS), biblioteca virtual em saúde e Google Acadêmico que foram selecionados com artigos em português utilizando os termos Aloe Vera e feridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (676.2 Kb)   docx (607.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com