TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Farmacologia

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

        1) Por que os antiinflamatórios não esteroidais contribuem para o desenvolvimento de úlceras gástricas?

Resposta: Os antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) vão agir na inibição da COX-2, que vai reduzir a produção de prostaglandinas, esta por sua vez vai reduzir a reparação da parede do trato gastrointestinal (epitélio produtor de muco), resultando em uma menor reparação da mucosa, levando ao aparecimento das lesões e danos causados pelo suco gástrico no revestimento interno do trato gastrintestinal.


        
2) Por que o ácido acetilsalicílico é utilizado como antitrombótico, para pessoas com alterações de coagulação?

Resposta: O ácido acetilsalicílico (AAS) vai inibir o COX-1, de forma irreversível, esta enzima catalisa da produção do Tromboxano A2 (TxA2). O TxA2 vai se ligar ao receptor de prostaglandina provocando mudanças nas conformações de plaquetas aumentando a aglomeração destas. Quando o AAS bloqueia a COX-1 não ocorre a produção de Tromboxano A2 impossibilitando a aglomeração de plaquetas por não terem estas mudança em seu receptor.

3) Por que os Coxibes são medicamentos aviados somente com receita médica?

Resposta: Esta medida visa a redução do uso indevido deste tipo de medicamento que pode apresentar efeitos colaterais muito graves, por exemplo, alterações na pressão arterial e problemas cardíacos, que vão aparecer a longo prazo quando usados de forma contínua e inadequada.

4) cite 3 efeitos colaterais dos antiinflamatórios esteroidais que CARACTERIZAM A SÍNDROME DE CUSHING e explique POR QUE OCORREM.

Resposta: A Síndrome de Cushing acontece quando um indivíduo é exposto por um longo período a elevados níveis de cortisol em seu organismo, esse acumulo ocorre normalmente quando é realizada a utilização de esteróides, mas também pode ser conseqüência da produção excessiva de cortisol pelas glândulas adrenais. Os sintomas apresentados são estrias largas de cor rosada ou roxa normalmente aparentes no abdômen, equimoses freqüentes, rosto arredondado em forma de lua.


        5) Quais os mecanismos que o organismo utiliza para tentar diminuir a temperatura numa situação febril e para aumentar a temperatura numa situação de hipotermia?

Resposta: A temperatura em nosso corpo é controlada pelo hipotálamo, ele é o responsável por reconhecer qualquer tipo de alteração, seja esta para estado febril ou hipotermia e conseqüentemente  responder a estes estímulos.

Durante a hipotermia são apresentadas diferentes respostas para  aumentar a temperatura corporal, por exemplo, tremores, ereção dos pelos, alteração na circulação sanguínea, termogênese através de mitocôndrias (ao invés de produzir ATP elas produzem calor) e lipólise.

Em estado febril o corpo vai tentar se manter aquecido através de calafrios, contrações musculares e alterações nos batimentos cardíacos.


        
6) Responda:

a) O cortisol está envolvido com quais funções no nosso organismo?

Resposta: O Cortisol está envolvido em nosso organismo com as funções de controlar os níveis de estresse, efeitos anti-inflamatórios e antialérgicos, regular o sistema imune, controlar a pressão arterial e controlar os níveis de açucares no sangue.

b) Qual a principal representante dos mineralocorticóides e qual a principal função que ela está envolvida?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com