TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Nacional De Transplantes De Órgãos

Por:   •  12/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNINASSAU

POLO FAP – JOÃO XXIII

CURSO: FARMÁCIA

PROFESSORA: LAISE DE SOUZA ELIAS

DISCIPLINA: IMUNOLOGIA E PATOLOGIA GERAL

DENIZE TEIXEIRA DE CARVALHO

MATRÍCULA: 01575063

SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS

TERESINA – PI

2023

SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS

O Brasil possui atualmente um dos maiores sistemas públicos de transplantes do mundo, porém, como todo sistema, apresenta dificuldades, tanto burocráticas, que destaca-se como um grande problema a ser enfrentado por parte do doador e do donatário, como por falta de infraestrutura adequada que deveria ser oferecida pelos governantes, mas nem sempre é o caso. Um tema que vem sendo recorrente e que descreve expressamente este cenário, são os inúmeros óbitos que ocorrem por falta de leito ou transporte adequado para locomoção do órgão doado, bem como a longa fila de espera enfrentada por pacientes que necessitam de doação, que ocorre ante a grande demanda de pacientes precisando de transplante e ao baixo número de doadores disponíveis.

Outro obstáculo enfrentado pelo paciente que precisa ser transplantado é a busca por um doador que possua característica genéticas compatíveis as suas, que no caso de transplante de órgãos, como coração, rins, pulmão, etc. necessita que tenham a mesma tipagem sanguínea e a compatibilidade HLA – Human Leukocyte Antigen, caracterizada por um grupo de moléculas existentes em todas as células nucleares do corpo, porém essa compatibilidade HLA, não necessita ser 100%, como no caso de doação de medula óssea, que a única compatibilidade exigida é a HLA.

Após o transplante, o receptor ainda tem o risco de ter o órgão transplantado rejeitado pela ação de seu sistema imunológico, fator que pode ocorrer em qualquer tipo de transplante e que vai variar de acordo com o grau de compatibilidade entre doador e receptor. Porém, para ser controlada a rejeição, o receptor é submetido a um tratamento por meio de medicamentos imunossupressores de uso contínuo, que ajudam o sistema imunológico a ficar “enfraquecido” para evitar essa rejeição.

Como destacado, podemos constatar que apesar do sistema público de transplantes de órgãos no Brasil ser um dos maiores do mundo, ainda requer aprimorações para torna-lo cada vez mais efetivo, a iniciar pela conscientização da população em geral sobre a importância da doação de órgãos e como ela funciona, como se tornar um doador e identificar potenciais doadores, juntamente com ações movidas por parte do executivo, para adequar a infraestrutura a realidade e necessidades existentes para o efetivo funcionamento do sistema.

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, Camila Alves; BARROS, Rodrigo Borges de. Doação e transplante de órgãos: aspectos éticos e legais. Faculdade de Direito da Universidade de Uberaba – UNIUBE, 2019. Disponível em: https://repositorio.uniube.br/bitstream/123456789/1333/1/TCC%20PRONTO%20-%20Camila.pdf Acesso em: 10/06/2023.

SANTOS, Lindalva Maria de Souza. Contexto atual da captação de órgãos para transplantes em Minas Gerais. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32107/1/TCC%20Transplantes%200708.pdf Acesso em: 10/06/2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com