TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tratamento Antifúngicos

Por:   •  10/2/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Efeitos Desejados

A resposta do tratamento é indicada por diminuição da febre, molhora do estado geral, normalização do hemograma, melhora das lesões superficiais visíveis e palpáveis. Em diversas vezes " não piora" pode ser considerado como sinal de resposta ao tratamento.

Efeitos Adversos

Anfotericina B

Considerada uma das drogas mais tóxicas, cerca de 80% dos usuários tem diminuição da função renal, que é séria em 25% e grave em alguns casos mais raros. Recomenda-se a redução da dose onde a recuperação total pode chegar a 2 meses. Além disso pode causar danos no fígado, trombocitopenia com risco de hemorragias, e outros danos vasculares. Com infusão intravenosa  podem ocorrer: febre, calafrios, arritmias cardíacas, dores musculares, cansaço, visão turva ou dupla, aumento ou diminuição da micção, prurido, dor, crises convulsivas, dispnéia (falta de ar) e erupção cutânea.

Flucitosina

É frequentemente mielotóxica, levando a anemia, leucopenia e trombocitopenia. Pacientes com doenças hematológicas são especialmente sensíveis. O hemograma e as provas de função renal devem ser monitorizados 2x por semana durante tratamento.

Griseofulvina

Também exibe uma grande variedade de efeitos colaterais, como confusão mental, erupção na pele, dor no estômago, dor de cabeça, tontura,  cansaço,  urticária,  insônia,  fadiga,  náusea,  vômito e  diarréia. É contra-indicada em hepatopatas e pacientes com porfiria aguda intermitente.

Miconazol

intravenoso pode causar flebite, prurido, náuseas, vômitos e calafrios, anemia, trombocitopenia, hiponatremia, hiperlipidemia, reações anafilactóidese toxicidade do SNC, entre outros. Por isso não é mais usado por via sistêmica. Topicamente pode causar ardência, prurido, e raramente cólicas e cefaléias.

Cetoconazol

Em doses usuais são geralmente mais discretos, mas com o aumento das doses pode causar náuseas e vômitos, prurido, dor abdominal, cefaléia, sonolência, tonturas, febres e diarréia. A disfunção hepatica é rara, porém se excederem 3x mais do que o normal deve ser interrompida.

Fluconazol

Geralmente é bem tolerado, contudo podem ocorrer efeitos gastrintestinais e cefaléia.

Itraconazol

Costuma ser bem tolerado, desconforto gastrintestinais, hipertrigliceridemia, hipopotassemia e erupções cutâneas são os efeitos adversos mais comuns.

Terbinafina

Podem causar náuseas, vômitos, erupções cutâneas, diarréia e disfunção hepática.

Antifúngicos tópicos

Causam poucos efeitos adversos, a nistatina oral pode induzir náuseas, vômitos e diarréias. O uso na pele raramente causa problemas. Dentre os imidazólicos, o clotrimazol parece ter mais efeitos adversos, produzindo sensação de queimação, prurido, hiperemia e descamação. O uso vaginal pode acompanhar-se de prurido, eritema e ardência.

Interações Medicamentosas

Anfotericina B com:

carbenicilina ou ticarcilina: Diminuição da nefrotoxicidade e aumento da perda de K;

flucitosina: Aumento da atividade contra Candida e crptococcus;

rifampicina: Duvidoso aumento da atividade antifúngica.

Cetoconazol com:

antiácidos, cimetidina, ranitidina, pantoprazol, omeprazol: Redução da absorção do cetoconazol;

ciclosporina: Elevação dos níveis séricos da ciclosporinacom nefrotoxicidade;

cumarínicos: aumenta o tempo de protombina;

rifampicina: Redução dos níveis séricos do cetoconazol a níveis subterapêuticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com