TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA SEMENTE DE LINHAÇA COMO NUTRACÊUTICO PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA ATEROSCLEROSE

Por:   •  1/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O ARTIGO: USO DA SEMENTE DE LINHAÇA COMO NUTRACÊUTICO PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA ATEROSCLEROSE . Cristina L. Carrara; Ana Paula Esteves; Rafael T. Gomes; Luanda L. Guerra. Revista Eletrônica de Farmácia, Vol. VI (4), 1 - 9, 2009. 

 

 

1 – Alimentos funcionais são alimentos que apresentam outros benefícios além de nutrir, pois contêm constituintes que podem auxiliar, por exemplo, na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos; na proteção das células contra os radicais livres; no funcionamento do intestino; na redução da absorção do colesterol; entre outros, desde que seu consumo esteja associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis (Conceito do portal da Anvisa). Qual o conceito de alimentos funcionais?

R: Alimentos funcionais são aqueles que além de fornecer: nutrição, sabor, prazer e satisfação, tem como acréscimo, como " plus" algum componente bioativo que irá oferecer também benefícios a saúde. Sendo assim, são alimentos que teem ação preventiva de determinadas doenças e até mesmo curativa, uma vez consumida regularmente e na quantidade recomendada por especialistas. Como a exemplo deste artigo que refere o uso da semente de linhaça com função de prevenir e tratar a Aterosclerose.

 

2 – Qual o conceito de alimentos nutracêuticos?

 R: Alimento nutracêutico é um alimento propriamente dito, ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Está lista incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos ( ácidos graxos poliinsaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais...etc). Estes alimentos são capazes de fornecer um composto bioativo de forma concentrada e em dosagens superiores àquelas encontradas no “alimento normal”, isto é, um produto com características de alimento, mas que também fosse um fármaco. Dessa forma, os nutracêuticos são considerados, pela literatura, como compostos bioativos apresentados na forma farmacêutica, ou seja, no formato de tabletes, cápsulas ou comprimidos, e que podem trazer benefícios ao organismo por meio de mecanismos diferentes daqueles observados na nutrição convencional.

3 – Qual a diferença de entre alimentos nutracêuticos e alimentos funcionais?  

 

R: O Nutracêutico é um alimento que possui apelo médico, envolvido na cura ou prevenção de doenças. O Nutracêutico pode ser apresentado na forma de nutrientes isolados, de suplementos dietéticos  como cápsulas - e até mesmo na forma de alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.

Já os alimentos funcionais, além de propriedades benéficas, possuem propriedades nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funções corporais e auxiliar na proteção contra doenças.

 

 

4 - Atualmente muitos alimentos com propriedades funcionais/nutracêuticas têm sido considerados como preventivos de lesões ateroscleróticas e de outras doenças cardiovasculares, principalmente por conter em sua composição, por exemplo, altas porcentagens de ácidos graxos ômega-3, fitoesteróis, e fibras vegetais. Cite exemplos de alimentos com propriedades funcionais/nutracêuticas?  

 

R: soja e derivados. ...

Peixes como sardinha, salmão, atum, anchova, truta e arenque. ...

Óleos de linhaça, soja, nozes, amêndoas, castanhas e azeite de oliva.

5 - O objetivo deste trabalho é trazer atualizações a respeito das características terapêuticas da semente de linhaça direcionadas à aterosclerose e vislumbrar as perspectivas de aplicação destes conhecimentos na prática clínica, através de um novo nutracêutico. O artigo conseguiu atingir esse objetivo?

 

R: Sim, Pois o artigo mostra, através de estudos, que a semente de linhaça possui três componentes com ação farmacológica importante: o acido alfa linoleico( ômega 3), fibras solúveis e a lignana secoesalarisenol(SDG),dos quais se destaca a SDG, pois os estudos demostraram que o uso da semente de linhaça com uma redução de 10 vezes a proporção de acido alfa linoleico, reduz em 69% a aterosclerose e quando adicionado a SDG purificada em detrimento da semente ,observou-se uma redução de 73% das lesões ateroscleróticas.  Estes resultados sugerem uma grande influência da SDG na prevenção da aterosclerose e não do Omega3, outro estudo recente demonstrou que a SDG foi capaz de agir inclusive na regressão da aterosclerose. Apesar de o SDG ser o componente da semente de linhaça com maior efeito aterosclerótico o acido alfa linoleicofoi relacionado  com redução de 32% nos casos de morte por doenças cardiovascular. Além disto, estudos clínicos e epidemiológicos confirmam que as fibras solúveis (mucilagens) agem favoravelmente na redução dos níveis de colesterol sanguíneo.  

Em relação as perspectivas do uso da semente de linhaça como um novo nutracêutico foi constatado que estão sendo realizados ao redor do mundo testes clínicos que avaliam o potencial preventivo e/ou terapêutico da semente de linhaça sobre parâmetros de risco para doenças cardiovasculares. Os dados de testes clínicos e depósitos de pedidos de patentes mostram que os resultados promissores das pesquisas básicas oferecem uma boa oportunidade para investimento em tecnologias aplicadas. Desta maneira, é provável que, em breve, um nutracêutico com base na semente de linhaça com dosagem específica aplicada à prevenção/tratamento da aterosclerose se configure em uma alternativa viável e eficaz contra a doença.

6 – Qual a importância desse estudo para saúde?

 R: A importância para a saúde é trazer atualizações a respeito das características terapêuticas da semente de linhaça direcionadas à aterosclerose e vislumbrar as perspectivas de aplicação destes conhecimentos na prática clínica, através de um novo nutracêutico, dois estudos realizados pelo NIH demonstraram que a aterosclerose pode ser de fato revertida de forma natural,apenas despertando a inteligência de cura do nosso corpo.Não há efeitos colaterais,e sim diversos benefícios colaterais,como a melhora da saúde e do bem-estar em geral,aumento da capacidade intelectual,melhoria nos relacionamentos etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com