TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de esteróides anabolizantes

Artigo: O uso de esteróides anabolizantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

Definição: São drogas sintéticas utilizadas para substituírem o hormônio masculino testosterona fabricado pelos testículos. Levam ao crescimento da musculatura (efeito anabólico) e ao desenvolvimento das características sexuais masculinas (efeito androgênico)

Histórico: O primeiro uso não médico dos esteróides anabolizantes foi feito por soldados alemães na II Guerra Mundial, com o intuito de aumentar a agressividade. Os anos 50 marcaram o início do uso entre atletas competitivos. Em 1975 os anabolizantes foram consideradas "doping" pelo Comitê Olímpico Internacional.

Mecanismo de Ação: As ações biológicas dos androgênios são classificadas de acordo com os órgãos e sistemas do corpo humano com que interagem.

Efeitos no organismo: As pessoas tomam anabolizantes buscando, principalmente, dois tipos de efeitos: entre atletas seu uso está associado à busca de uma melhora o desempenho no esportivo; outras pessoas os utilizam também para aumentar a massa muscular e reduzir percentual de gordura no corpo.

Conseqüências Negativas: Os efeitos mais comuns são: nervosismo, irritação, agressividade, problemas hepáticos, acne grave, problemas sexuais e cardiovasculares, entre outros. Além dessas conseqüências para o organismo, existe o comportamento de risco daqueles que se injetam devido ao compartilhamento de seringas.

Consumo no Brasil: No Brasil, o consumidor preferencial está entre 18 e 34 anos de idade e, em geral, é do sexo masculino. No comércio brasileiro, os principais medicamentos à base dessas drogas utilizados com fins ilícitos são: Winstrol®, Androxon®, Durateston®, Deca-Durabolin®. Porém, além desses, existem dezenas de outros produtos que entram ilegalmente no País e são vendidos em academias e farmácias.

________________________________________

Definição

Os esteróides anabolizantes, também conhecidos como anabolizantes, esteróides anabolizantes androgênicos ou bombas – são substitutos sintéticos do hormônio masculino testosterona fabricado pelos testículos. Os anabolizantes promovem dois efeitos:

►o anabólico - leva ao crescimento da musculatura

►o androgênico - leva ao desenvolvimento das características sexuais masculinas, tais como barba, pêlos, voz grossa.

Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que, por algum motivo de doença, tenha ocorrido um déficit.

A propriedade dessas drogas de aumentar os músculos tem feito com que atletas ou pessoas que querem melhorar o desempenho e a aparência física utilizem anabolizantes sem necessidade médica,. Esse uso estético não é médico, portanto é ilegal e ainda acarreta problemas à saúde.

Os anabolizantes podem ser tomados na forma de comprimidos ou injeções. Seu uso ilícito é iniciado com uma dose menor, aumentada com o tempo, levando os indivíduos a utilizar centenas de doses a mais do que aquela normalmente recomendada em caso de deficiência de testosterona. Essa prática é denominada de pirâmide.

Freqüentemente, os usuários combinam diferentes esteróides, supondo que a interação de vários anabolizantes produziria um aumento maior da musculatura. Outra forma de uso dessas drogas é tomá-las durante ciclos de 6 a 12 semanas ou mais e, depois, parar por um tempo semelhante e começar novamente. Esse tempo sem droga, acredita o usuário, garantirá ao sistema hormonal recuperar-se, no entanto esta crença é um engano.

Alguns usuários chegam a utilizar produtos veterinários, à base de esteróides, sobre os quais não se tem nenhuma idéia dos riscos do uso em humanos.

Início

________________________________________

Histórico

O primeiro uso não médico dos esteróides anabolizantes foi feito por soldados alemães na II Guerra Mundial, com o intuito de aumentar a agressividade. Os anos 50 marcaram o início do uso entre atletas competitivos, mas só nos anos 70, houve um aumento progressivo do uso dessas substâncias entre atletas competitivos e o início do uso entre atletas recreativos, inclusive entre as mulheres.

Em 1975 os anabolizantes foram inclusos na lista de drogas consideradas "doping" pelo Comitê Olímpico Internacional. O ano de 1988 foi um marco histórico dessa questão, quando o velocista canadense Ben Johnson perdeu sua medalha Olímpica em Seul - capital da Coréia do Sul, devido ao uso de esteróides.

Início

________________________________________

Mecanismo de Ação

As ações biológicas dos androgênios são classificadas de acordo com os sítios (órgãos e sistemas do corpo humano) em que estes interagem. Assim, efeitos androgênicos estão relacionados com o aparelho reprodutor e caracteres sexuais secundários, enquanto a atuação sobre outros tecidos, como o muscular, refere-se a efeitos anabólicos. Logo, a diversidade das respostas observadas é determinada pelos órgãos onde se processa a atividade hormonal, a partir do mecanismo de ação molecular proposto para esses compostos.

Início

________________________________________

Conseqüência Negativas

Alguns dos principais efeitos do abuso dos esteróides anabolizantes são: nervosismo, irritação, agressividade, problemas hepáticos, acne grave (em geral ocorre nas costas e no peito, ocasionando um problema estético sério), problemas sexuais e cardiovasculares, aumento do HDL (forma boa do colesterol), diminuição da imunidade.

►Efeitos

• Homens e adolescentes: redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com