TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito Deletério Do Uso De Anabolizantes Por Jovens

Trabalho Escolar: O Efeito Deletério Do Uso De Anabolizantes Por Jovens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

Os esteroides anabolizantes androgênicos (EAs) são compostos naturais ou sintéticos semelhantes ao hormônio masculina testosterona. São realizadas modificações em sua estrutura molecular a fim de alterar seu bi atividade, atrasar sua absorção na circulação, minimizar suas ações androgênicas e maximizar as anabólicas (CARMO et al., 2012). Os efeitos anabolizantes estimulam a síntese de proteínas, fornecendo o crescimento de massa muscular. Já os efeitos androgênicos estão ligados diretamente às características sexuais masculinas, dentre elas a agressividade. E essa característica é interessante ao treinamento, pois ocorre um maior desempenho de força rápida e a motivação é aumentada (SANTOS, 2012).

Começou a ser utilizados por atletas, para o aumento de massa muscular e força física em atividades, porém nos últimos anos há um aumento de pessoas em uso de EA, jovens que praticam atividade física como meio de lazer, mas com o intuito de melhorar sua aparência acabam fazendo uso destas substâncias indiscriminadamente (DARTORA et al., 2014). Constituindo-se um crescente problema de saúde pública. As altas taxas de consumo de esteroides entre os jovens apontam para uma mudança no perfil dos usuários. O uso de anabolizantes, que antes era restrito a atletas e fisiculturistas, popularizou-se entre os jovens não atletas que passaram a utilizá-los para fins estéticos. Traz evidências também da associação entre o uso de anabolizantes e desordens psiquiátricas, como distúrbios de personalidade, depressão, mania, psicose, suicídio e aumento nos níveis de irritabilidade e agressividade podendo causar dependência (IRIAT et al., 2009).

Assim, o aumento crescente e o uso indiscriminado de EAs vêm se tornando um

importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, haja vista os efeitos colaterais associados às doses supra fisiológicas dessas substâncias utilizadas pelos usuários (CARMO et al., 2012).

Provocando o uso de anabolizantes problemas de saúde, observa-se que no sistema cardiovascular pode ocorrer a elevação da pressão arterial, redução do HDL, aumento do LDL, alargamento da parede ventricular esquerda, aumento da espessura do septo interventricular e do índice da massa do ventrículo esquerdo, trombose ventricular, embolismo sistêmico cardiomiopatia dilatada, infarto agudo do miocárdio por oclusão da artéria descendente anterior e morte súbita por hipertrofia ventricular esquerda e acidente cerebrovascular (SANTOS, 2012).

O uso abusivo de anabolizantes está associado também a vários efeitos colaterais nocivos à saúde. No sistema reprodutivo masculino, o consumo de anabolizantes acarreta desequilíbrio hormonal com redução nos níveis de testosterona endógena podendo levar à ginecomastia, atrofia testicular, alterações na morfologia do esperma e infertilidade. Entre os efeitos dermatológicos, encontra-se a acne que, ocorre em 50% dos usuários de anabolizantes e é um importante indicador. Os efeitos colaterais se acentuam com o consumo de altas doses por longos períodos de tempo. Nas mulheres, tais efeitos incluem alterações na menstruação, engrossamento da voz, encolhimento dos seios, aumento da libido, crescimento de cabelos no corpo, e aumento do tamanho do clitóris. Outro ponto a ser destacado é que os efeitos colaterais associados ao uso

destes produtos por longos períodos, tanto em doses terapêuticas quanto supra fisiológicas, ainda são desconhecidos (IRIAT et al 2009).

A nível psiquiátrico refere-se a alteração do estado de espirito(mania, hipomania e depressão) e comportamento, que se torna mais agressivos, como lutas e distúrbios familiares. Existe o potencial para dependência física (RIBEIRO, 2011). Com esta afirmação é importante comentar que a valorização excessiva da estética corporal pode estar contribuindo para que um crescente número de jovens faça o uso ilícito e indiscriminado de esteroides androgênicos anabólicos (MAIOR et al., 2009).

Por outro lado, entende-se que o uso de anabolizantes pode refletir, além da possibilidade de modelagem do corpo, a melhora da autoestima, a possibilidade de uma sensação de segurança/proteção, autoconfiança e como facilitador para conquistas profissionais e amorosas. Tais questões entendidas de modo errôneo pelos usuários dificultam, de forma significativa, a compreensão do comportamento desviante e, em consequência, o pedido de ajuda. A rapidez e a eficácia dos esteroides anabolizantes em produzir um corpo excessivamente musculoso em pouco tempo torna-se tentador. A eficácia dos resultados produzidos pelos esteroides e a inadequada avaliação dos riscos à saúde promovem o uso contínuo da droga e a aquisição da mesma por um número cada vez maior de indivíduos (SANTOS et al 2012).

No Brasil é necessária a indicação médica para o uso de EAA. Porém essas drogas são vendidas livremente nas drogarias ou em farmácias de manipulação, que utilizam sais legalmente importados, como oxandrolona, estanozolol e testosterona. Também se encontra abuso de substâncias destinadas a uso veterinário, principalmente para equinos (SANTOS, 2012).

A Lei nº 9.965, de 27 de abril de 2000, restringe venda de esteroides ou peptídeos anabolizantes, De acordo com o Art. 1º A dispensação ou a venda de medicamentos do grupo terapêutico dos esteróides ou peptídeos anabolizantes para uso humano estarão restritas à apresentação e retenção, pela farmácia ou drogaria, da cópia carbonada de receita emitida por médico ou dentista devidamente registrado nos respectivos conselhos profissionais (JUNIOR et al 2008).

A solução não está em só proibir a comercialização desses medicamentos - tem que se combater o uso indiscriminado. Muitas restrições já existem como o fato dos EAA só poder ser vendido com receita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com