TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Medicamentos no TDAH

Por:   •  16/11/2021  •  Artigo  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR

DISCIPLINA: CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

PROFESSOR: RAIANA PRÚCOLI FALSONI

ALUNO: NATAN LOPES CHANCA

DATA: 14/09/21

1. A determinação de lipídios pode ser feita por métodos à quente e à frio. Explique a diferença entre esses dois métodos e cite exemplos de análises para cada uma.

R: Basicamente a diferença é descrita no próprio nome, no qual os métodos a quente utilizam temperaturas elevadas para extração de lipídeos, e só pode utilizar amostras sólidas, já o a frio utiliza a temperatura ambiente, podendo utilizar amostras líquidas também, o tipo de solvente também é diferente e cada caso, no quente utiliza-se um solvente, enquanto no frio uma mistura de solventes, a fim de obter um produto evidenciando duas fases.

Extração a quente: Soxhlet

Extração a frio: Bligh-dyer

2. Descreva as principais etapas do método de Soxhlet

R: Na primeira etapa é extraída a gordura da amostra com solvente sofrendo refluxo, solvente este que pode ser éter de petróleo ou etílico.

    Na segunda etapa, após a extração da gordura, é feita a evaporação do solvente que está misturado com os lipídeos no balão de fundo chato.

   Na terceira etapa, a gordura extraída é quantificada por pesagem, no qual valores iniciais, antes do procedimento precisam estar previamente descritos a fim de obter assim, a determinação quantitativa lipídica da amostra.

3. Classifique as sentenças como verdadeiras ou falsas e justifique as falsas.

( V ) Pra realização do método de extração de lipídeos à quente é necessário uma secagem prévia da amostra, de modo a facilitar a penetração do solvente.

(  F  ) Os principais solventes utilizados  na extração à quente são éter de petróleo e etílico. Apesar do éter petróleo promover uma extração mais ampla, o etílico é cada vez mais utilizado por ser menos tóxico e nocivo à saúde humana.

R: O etílico que apresenta uma extração mais ampla, e é mais perigoso.

( F ) O método de Bligh-Dyer realiza a extração do solvente a frio, devido a isso muitas classes de lipídeos podem não ser extraídos, além de que amostras muito úmidas não podem ser avaliadas.

R: Todas as classes de lipídeos são extraídas no processo, e pode sim ser usado em amostras úmidas.

(  F  ) O aparelho de Goldfish possui como principal vantagem em relação ao aparelho de Soxhlet, evitar a decomposição da gordura, pois o solvente não entra em contato com amostra, como ocorre com o aparelho de Soxhlet.

R: No método de Goldfish há sim contato com solvente.

(  V  ) O aparelho de Soxhlet é aparelho extrator que utiliza o refluxo de solventes para o arraste do lipídeo da amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com