TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos Gastrointestinais

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 2

               Os movimentos gastrointestinais têm propósito e importância, visto que necessitamos deles para que os alimentos sejam deslocados ao longo do sistema digestores, com velocidade que proporcione digestão eficaz e absorção satisfatória, além de ajudar a misturar continuamente ao bolo alimentar as secreções gastrointestinais que favorecem a digestão e a formação dos produtos finais, assim como contato com as paredes intestinais, levando a absorção máxima.

               Para que todo o processo seja satisfatório contamos com dois tipos de movimento o peristáltico, movimentos propulsivos do tubo gastrointestinal e movimentos de mistura do tubo gastrointestinal. O peristaltismo é causado por impulsos nervosos que passam pelo plexo mioentérico, onde o estimulo faz a propagação do movimento ao longo das vísceras em circunferência e extensão. Somados ao peristaltismo temos os movimentos de mistura com dois tipos, os peristálticos fracos que misturam os alimentos e os movimentos segmentares sendo constrições isoladas que ocorrem em diferentes pontos ao mesmo tempo, sendo rápidos e contínuos, para dividirem os alimentos em novos pedaços. Além dos movimentos do início da deglutição, até o esvaziamento gástrico, temos ainda, o movimento de defecação, que acontecem quando as fezes distendem do reto e os receptores de estiramento em sua parede ficam ativos o que desencadeiam um reflexo de defecação, passando primeiro por nervos sensoriais até a extremidade inferior da medula espinhal, voltando por nervos parassimpáticos para o reto, sigmoide e colón descendente produzindo ondas peristálticas. Para controle do sistema gastrointestinal temos o sistema nervoso intrínseco, situado nas paredes das vísceras desde o esôfago ao anus, com o plexo mioentérico e o plexo submucoso, além do sistema parassimpático e simpático.

               Portanto os movimentos no sistema digestivo são importantes para obter nutrientes e energia, através da propulsão e mistura do conteúdo gastrointestinal, secreção de sucos digestivos, digestão do alimento, absorção dos nutrientes e excreção de produtos irrelevantes. Existem variação regionais e de função, assim como anormalidades congênitas que são causas de doenças do trato gastro intestinal podendo afetar mais de um segmento, como a Acalasia, caracterizada pela tríade de relaxamento incompleto, tônus aumentado do esfíncter esofágico inferior e peristaltismo do esôfago.

Bibliografia:

Robbins e Cotran, bases patológicas das doenças\ Vinay Kumar...[et al.]; [tradução de Patrícia Dias Fernandes... et al.].- Rio de Janeiro: Elservier, 2010.il.

Guyton, Artur C., 1919- Fisiologia Humana \Arthur C. Guyton; tradução Charles Alfred Esberard.- [Reimpr.].-Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2011.

LIMA, Alice Gonçalves (Org.). Fisiologia Humana. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. 289 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com