TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Energia e Suas Transformações

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Ceilândia – FCE

Disciplina: Físico-Química Aplicada à Farmácia;

Turma: A

Docente: Professor Doutor Paulo Barboni;

Discente/ Matrícula: Marisa Nascimento Saliba Rebouças – 16/0137322.

Tipos de Energia e Suas Transformações

Introdução:

  1. Descreva os sistemas que podem ser montados e suas trocas de calor.

Os sistemas que podem ser montados na simulação são:

  • Água aquecida: sistema aberto: pode haver troca de energia e matéria com a vizinhança;
  • Água resfriada: sistema fechado: pode haver somente troca de energia com a vizinhança;
  • Tijolo aquecido e resfriado: sistema fechado;
  • Ferro aquecido e resfriado: sistema fechado.

Percebe-se que nos sistemas ocorre a liberação tanto de energia térmica para promover um grau de agitação ou quietação das moléculas (sistema aquecido ou resfriado) quanto a própria energia cinética entre elas, podendo resultar na troca de matéria e energia com a vizinhança ou somente energia. Vale lembrar que a transferência de energia se dá do corpo de maior energia para o de menor energia.

  • Se medíssemos esta transferência de energia com um calorímetro calibrado, todos os sistemas que foram montados apresentariam a mesma quantidade de calor absorvido? Por quê?

Os sistemas não apresentariam a mesma quantidade de calor absorvido pelo fato de serem compostos por materiais diferentes e também possuem energia interna distinta.

Sistemas de energia:

  1. Porque nem todas as combinações acendem a lâmpada ou aquecem a água?

Nem todas as combinações acendem a lâmpada ou aquecem a água por conta dos tipos de energia liderada pelas fontes iniciais (água da torneira, vapor do bule, movimento do pneu da bicicleta ou sol). Para que esses eventos ocorram, a fonte de energia (placa solar ou timão) diretamente ligada à lâmpada ou à água precisa receber energia que pode ser convertida em energia elétrica para, posteriormente, tornar-se energia luminosa ou térmica.

Para exemplificar o que foi dito anteriormente, considere 2 universos: um constituído pelo sol como fonte inicial, um timão e água e outro constituído pelo sol, placa solar e água. No universo 1 não será possível aquecer a água pelo fato de a energia solar (luminosa) não ser convertida em energia mecânica para movimentar o timão, que seria responsável por gerar energia elétrica para o aquecimento. Já no 2, a placa solar é capaz de absorver a energia luminosa emitida pelo sol e transformá-la em energia elétrica que levaria ao aquecimento da água.

Referências Bibliográficas:

ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª Edição. Editora Bookman. Porto Alegre, 2012.

FERNADES, Fabian A.N; PIZZO, Sandro M.; MORAES JR, Deovaldo. Termodinâmica Química. 1ª Edição, 2006. Disponível em: http://www.eq.ufc.br/MD_Termodinamica.pdf . Acesso: 11/03/2017

PINTÃO, Carlos Alberto Fonzar; IMAIZUMI, Momotaro; SOUFEN, Carlos Alberto; TABATA, Americo Sheitiro; PALMA, Geraldo Luiz; GHIOTTO, Renato Carlos Tonin. Curso de extensão: Termodinâmica. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/gsmdnm/pdf/Termodinamica.pdf . Acesso: 11/03/2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com