TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Vírus E Antivirais

Por:   •  10/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – FARMACOLOGIA (MÓDULO B)

ALUNA: JULIA FLORENCIO MATRÍCULA:

SER EDUCACIONAL – UNIFAEL

OS VÍRUS E ANTIVIRAIS

Os vírus são seres microscópios considerados parasitas intracelulares. Somente quando entram em uma célula viva podem utilizar os seus recursos, podendo causar diversas doenças como: doenças de pele, doenças respiratórias e doenças sexualmente transmissíveis. Com isso, existem algumas medidas a serem tomadas a fim de impedir ou reduzir tal contaminação. A profilaxia viral é manter a higiene, evitar contato com os olhos e bocas, prevenir a contaminação vertical, imunização com vacinas (disponível para algumas doenças) e realizar o tratamento em caso de já existir a infecção.

É necessária uma amostra para detectar, classificar e entender a implicação dos vírus no organismo. A virologia é a área responsável por fazer essa investigação.

Em caso de suspeita de infecção, é necessário realizar algum tipo de teste para obter a confirmação. Atualmente existem vários tipos de testes para detectar o vírus, como: Teste rápido, que é capaz de identificar proteínas produzidas na fase da replicação viral; PCR, que é considerado o “padrão ouro” pela Organização mundial de saúde (OMS), a onde é capaz de identificar o RNA do vírus, e o teste sorológico, que tem a capacidade de detectar anticorpos específicos contra o vírus, produzido no organismo em resposta a infecção. Em casos positivos, irá ser prescrito por um profissional algum antiviral e o tratamento a ser seguido. O antiviral ideal irá interromper a replicação do vírus sem afetar significativamente o metabolismo da célula do organismo, em casos de infecções sem cura, como o HIV, o tratamento irá fortalecer o sistema imunológico e evitar a multiplicação do vírus.

As estratégias terapêuticas adotadas para desenvolver antivirais, podem variar de acordo com o vírus que se trata. Primeiro deve ser realizado a identificação do vírus, após isso é realizada inúmeras pesquisas até selecionar uma molécula que possa inibir a replicação do vírus, feita essa seleção a molécula irá passar por testes adicionais para determinar a sua eficácia. Se a molécula apresentar um estudo positivo, eficaz e seguro, ela passa pelo processo de comercialização.

Alguns medicamentos disponíveis para o tratamento da infecção viral são: Inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa, que inibem a duplicação do DNA, alguns exemplos são a Abacavir, Didanosina e a Zidovudina; Inibidores não nucleosídeos, também inibem a duplicação do DNA, como a Etravirina e Neviparina; Inibidores da protease, bloqueia a produção de novas proteínas virias impedindo a produção de novos vírus, como é no caso do HIV; Inibidores da DNA-polimerase, inibem a síntese do DNA viral e interrompe o alongamento da sua cadeia, como o Aciclovir e o Penciclovir; Inibidores da fusão do HIV, que não deixam o vírus entrar nos linfócitos CD4, como o Maraviroc, além desses tipos de medicamentos, também existem os imunomoduladores, inibidores da liberação e desmontagem viral e a vacinação. A vacinação tem o objetivo de prevenir e criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com