TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os riscos da automedicação em idosos

Por:   •  5/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

Os riscos da automedicação em idosos

Os riscos da automedicação em idosos

Pré projeto apresentado ao Centro de Educação Tecnológica de Teresina para obtenção de nota na disciplina de Metodologia da Pesquisa.

Teresina

2017

RESUMO

O presente trabalho teve como intuito mostrar como a automedicação praticada com pacientes idosos, que atualmente é uma pratica que cresce a cada dia e tem trazido vários transtornos. O uso indiscriminado e sem prescrição pode trazer consequências como na maioria dos casos a intoxicação, além de atrapalhar efeitos de medicações de uso continuo. Inúmeras causas levam a automedicação a dificuldade enfrentada por idosos no acesso a consultas com a eficiência necessária, a grande oferta de medicamentos que também são encontrados em muitos supermercados, as propagandas exibidas em rede nacional que vendem a ideia de medicamentos milagrosos também incentivam ao consumo. Pacientes idosos necessitam de maior atenção e cuidado, em razão disso é fundamental a orientação correta de todos os profissionais de saúde.

Palavras-chave: Idosos; automedicação; intoxicação; orientação.

Sumário

1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 5

1.1. PROBLEMA...........................................................................................................................6

1.2. HIPÓTESE............................................................................................................................ 6

2 OBJETIVOS.....................................................................................................6

2.1. OBJETIVO GERAL...............................................................................................................6

2.1.1. Objetivos Especificos..........................................................................................................6

3 JUSTIFICATIVA..............................................................................................6

4 REFERENCIAL TEORICO..............................................................................7

5 METODOLOGIA..............................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O número de idosos no Brasil cresce a cada dia, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que até 2050 a população de idosos no país irá triplicar (ESTADÃO, 2016). Junto ao envelhecimento os cuidados com a saúde são cada vez mais necessários, o aparecimento de doenças comuns da velhice gera, em muitos casos, o consumo diário de medicamentos de diversas classes.

No que diz respeito a medicamentos os idosos constituem 50% dos usuários, em razão ao maior número de tratamentos necessários com o passar dos anos, causada pela vulnerabilidade biológica relativo ao envelhecimento. Nessa faixa etária existe um crescente risco ao aparecimento de doenças crônicas, cardiovasculares, diabetes e transtornos mentais (PENTEADO et. al., 2002).

Associada a facilidade e grande variedade no mercado o consumo de fármacos sem a devida racionalidade tem como os idosos público alvo, onde se é incentivado um consumo de medicamentos sem prescrição e desnecessário, que pode levar a intoxicações ou reações adversas. É indispensável o aconselhamento farmacêutico para promover o uso racional de qualquer medicação utilizada por idosos, buscando garantir um menor riscos de efeitos colaterais ou adversos (ANDRADE, 2010). O hábito da automedicação principalmente em fármacos que tem ação antitérmica, analgésica, fitoterápicos e transtornos no sistema digestivo são os mais utilizados pela população idosa (PENTEADO,2002).

Devido a inúmeros fatores relacionados ao uso indiscriminado de medicamentos por idosos, o presente trabalho visa detalhar os possíveis riscos causados por essa prática.

1.1 PROBLEMA

Quais os riscos à saúde do idoso podem ser trazidos pela automedicação?

1.2 HIPÓTESE

Os idosos estão expostos a mais riscos do que benefícios com a automedicação.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Entender como o uso irracional de medicamentos pode afetar negativamente na saúde dos idosos.

2.1.1. Objetivos Específicos

• Conhecer de forma detalhada as reações adversas que a automedicação pode trazer aos idosos.

• Compreender quais as possíveis razões da automedicação por idosos.

• Entender como a orientação farmacêutica pode contribuir para evitar o uso desnecessário de medicamentos.

• Debater com professor e colegas de turma a importância da prescrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com