TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reabilitacao Cognitiva Em Idosos Com A Doenca De Alzheimer

Exames: Reabilitacao Cognitiva Em Idosos Com A Doenca De Alzheimer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2012  •  6.336 Palavras (26 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 26

REABILITAÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES COM DOENÇA DE ALZHEIMER

Relato de trabalho em equipe multidisciplinar

Cássio M.C. Bottino1, Isabel A.M. Carvalho2, Ana Maria M.A. Alvarez3, Renata Avila4, Patrícia R. Zukauskas4, Sonia E.Z. Bustamante5, Flávia C. Andrade6, Sérgio R. Hototian5, Fabiana Saffi7, Cândida H.P. Camargo8

RESUMO - OBJETIVO: Apresentar resultados preliminares do 'tratamento combinado' (inibidor da acetilcolinesterase + treinamento cognitivo), em um grupo de pacientes com doença de Alzheimer (DA) leve, acompanhados por 7 meses. MÉTODO: Seis pacientes com diagnóstico de DA leve, de acordo com critérios diagnósticos da CID-10 e NINCDS-ADRDA, foram submetidos a ensaio clínico aberto com Rivastigmina, 6-12 mg/dia, por 2 meses, seguido por grupo de reabilitação cognitiva semanal, por 5 meses. Os familiares/cuidadores foram atendidos em grupo semanal de suporte e aconselhamento, por 5 meses. RESULTADOS: Ao final do acompanhamento, houve: estabilização ou discreta melhora dos déficits cognitivos e das atividades de vida diária dos pacientes; estabilização ou redução dos níveis de depressão e ansiedade nos pacientes e familiares. CONCLUSÃO: O 'tratamento combinado' pode auxiliar na estabilização ou resultar em leve melhora dos déficits cognitivos e funcionais de pacientes com DA leve. As intervenções de suporte e aconselhamento podem reduzir o nível de sintomas psiquiátricos de seus familiares.

PALAVRAS-CHAVE: demência, doença de Alzheimer, inibidor da acetilcolinesterase, reabilitação cognitiva, atividades de vida diária, cuidadores.

Cognitive rehabilitation in Alzheimer's disease patients: multidisciplinary team report

ABSTRACT - OBJECTIVE: This study aims to show preliminary results of the 'combined treatment' (acetylcholinesterase inhibitor + cognitive training) on a group of mild Alzheimer's disease (AD) patients, followed-up for 7 months. METHODS: Six mild AD patients, diagnosed according to ICD-10 and NINCDS-ADRDA criteria, were included on a open trial with Rivastigmine, 6-12 mg/day, for 2 months, followed by a weekly cognitive rehabilitation group, for 5 months. Caregivers were submitted to a weekly group of counseling and support for 5 months. RESULTS: Stabilization or mild improvement of patients' cognitive and activities of daily living deficits were found, besides reduction of patients and caregivers' depressive and anxiety levels. CONCLUSION: The 'combined treatment' can help on the stabilization or result on a mild improvement of AD patients' cognitive and functional deficits. Support and counseling interventions can reduce the levels of caregivers' psychiatric symptoms.

KEY WORDS: dementia, Alzheimer's disease, acetylcholinesterase inhibitor, cognitive rehabilitation, activities of daily living, caregivers.

A doença de Alzheimer (DA) é uma doença cerebral degenerativa, caracterizada por perda progressiva da memória e de outras funções cognitivas, que prejudicam o paciente em suas atividades de vida diária e em seu desempenho social e ocupacional. A DA pode ser divida em três fases  leve, moderada e grave  de acordo com o nível de comprometimento cognitivo e o grau de dependência do indivíduo. Na fase leve da doença, o paciente mostra queda significativa no desempenho de tarefas instrumentais da vida diária, mas ainda é capaz de executar as atividades básicas do dia a dia, mantendo-se independente. Na fase moderada, o comprometimento intelectual é maior e o paciente passa a necessitar de assistência para realizar tanto as atividades instrumentais como as atividades básicas do dia a dia. Na fase grave da DA, o paciente geralmente fica acamado, necessitando de assistência integral. Nessa fase, o paciente pode apresentar dificuldades de deglutição, sinais neurológicos (p.ex: mioclonias e crises convulsivas), incontinência urinária e fecal1.

Ainda não existe tratamento estabelecido que possa curar ou reverter a deterioração causada pela DA. As opções disponíveis visam aliviar os déficits cognitivos e as alterações de comportamento, através do uso de medicamentos, e melhorar a qualidade de vida do paciente e de sua família, com uma abordagem multidisciplinar. Com relação à farmacoterapia, o tratamento da DA recebeu grande impulso nos últimos anos, depois da introdução dos medicamentos anti-colinesterásicos. Apesar dessa abordagem ser considerada apenas 'sintomática' e das limitações de eficácia e tolerabilidade do primeiro medicamento (tacrina) aprovado nos EUA, em 1993, para uso no tratamento da DA, sua utilização tem se mostrado benéfica para uma parcela destes pacientes. A segunda geração de anti-colinesterásicos, utilizada recentemente (donepezil, rivastigmina, epstatigmina, e galantamina), apresenta algumas vantagens em relação à tacrina, tais como, meia-vida mais prolongada, inibição relativamente seletiva da acetilcolinesterase e menos efeitos colaterais2.

Entre os fármacos disponíveis no Brasil, a Rivastigmina é um inibidor pseudo-irreversível seletivo da aceticolinesterase, que não é metabolisado pelo sistema microssomal hepático3. Os resultados preliminares de 4 estudos multicêntricos (Fase III), envolvendo cerca de 3000 pacientes em 10 países, tratados por 6 meses, indicaram que as doses de 6 a 12 mg/dia estavam associadas a melhora na cognição e nas atividades da vida diária. De maneira similar aos outros anti-colinesterásicos, cerca de 65% dos pacientes conseguiram completar os ensaios (contra 85% dos pacientes tomando placebo), estando doses mais elevadas associadas a maior eficácia porém a efeitos colaterais colinérgicos2,3.

O tratamento multidisciplinar objetiva complementar o tratamento farmacológico na DA. A literatura descreve grande variedade de métodos de intervenção para melhorar ou manter o desempenho cognitivo na DA. Entre as principais técnicas que envolvem trabalho multidisciplinar destacam-se: treinamento cognitivo, técnica para melhor estruturação do ambiente, orientação nutricional, programas de exercícios físicos, orientação e suporte psicológico aos familiares e cuidadores.

Estratégias de atendimento multidisciplinar

Nas fases precoces da doença, a principal dificuldade cognitiva refere-se à memória explícita, enquanto a memória de procedimento está geralmente preservada. A prioridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com