TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os significados das siglas nos medicamentos

Por:   •  4/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  3.316 Visualizações

Página 1 de 6

Farmacologia

Qual o significados das siglas nos medicamentos:

Exemplifique cada uma delas; BD, SRO, DI, SL, AP, CLR, LP, CD, CR, XR, SR, ODT, OROS, ZYDIS.

XR - (Extended Release - Liberação Estendida): 

A liberação estendida tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior de tempo. Neste tipo, a liberação é suficientemente lenta para que seja possível estender o intervalo entre as doses por duas vezes ou mais.

Exemplos: Glifage XR, Tem como princípio ativo metformina, indicado para anti-diabético.

SR - (Sustained Release - Liberação Sustentada): 

Modalidade da liberação estendida que permite uma rápida liberação de uma dose ou fração do princípio ativo, seguida de uma liberação gradual da dose restante, por um período de tempo prolongado. Ou seja, ação rápida e duradoura.

Exemplos: Voltaren SR, Tem como princípio ativo o diclofenaco de sódico, indicado para anti-inflamatório.

BD - (Bis in Die): Bis in die é uma expressão em latim que significa duas vezes em um dia.

Os medicamentos com a sigla BD, portanto, devem ser tomados 2 vezes ao dia. São medicamentos que, em suas versões "normais", devem ser tomados 3 vezes ao dia (a cada 8 horas), e nas versões BD, apenas 2 vezes (a cada 12h), o que facilita a adesão ao tratamento e a correta utilização destes medicamentos. 

Exemplos: Amoxil BD. Tem como princípio ativo amoxilina, utilizado no tratamento de infeções bacterianas causadas por micro-organismos susceptíveis.

AP - (Ação Prolongada):

Os efeitos dos fármacos de ação prolongada sobre o sintoma-alvo devem ser comparados com os efeitos estabelecidos pelo agentes de ação curta. Os agentes de ação prolongada têm um início de ação retardado (em geral, 1 h versus 20 min com os agentes de ação curta). Além disso, os medicamentos de ação prolongada podem ser menos potentes na relação por miligrama, razão pela qual a conversão nem sempre é direta.

Exemplo: Tylenol AP. Tem como princípio ativo o paracetamol, indicado como analgésico e antitérmico.

LP - (Liberação Prolongada):  

São desenvolvidos para liberar o princípio ativo de modo predeterminado, durante um período de tempo prolongado.  A administração de várias doses é inconveniente ao paciente e pode resultar um esquecimento ou interrupção do tratamento. Os comprimidos de liberação prolongado são normalmente tomados apenas uma ou duas vezes ao dia para a obtenção do mesmo efeito terapêutico das formas farmacêuticas convencionais, que devem ser tomadas 3 ou 4 vezes ao dia. Com menor frequência de administração, o paciente fica menos suscetível a esquecer uma dose, também há maior conveniência em relação a administração diurna ou noturna.

Exemplo: Biofenac LP. Tem como princípio ativo o diclofenaco de sódico, indicado para anti-inflamatório.

DI - (Desintegração Instantânea)

Dispersível com liberação imediata, com ação em 20 minutos. Os comprimidos de liberação instantânea são caracterizados pela desintegração ou dissolução na boca. Destinam-se geralmente a crianças e idosos ou outros pacientes que apresentam dificuldade de deglutir (engolir) formas farmacêuticas sólidas.

Exemplo: Biofenac DI. Tem como princípio ativo diclofenaco de sódico, indicado para anti-inflamatório.

CLR - (Crono-Liberação Regulada): 

Crono-Liberação que possibilita a liberação lenta, gradual e progressiva do produto após a sua aplicação.

Exemplo: Biofenac CLR Tem como princípio ativo diclofenaco de sódio, indicado como anti-inflamatório.

CD - (Controlled Diffusion): controle da liberação do princípio ativo. 

Liberação lenta. As cápsulas podem ser abertas e o conteúdo retirado sem mastigar ou macerar. A liberação do princípio ativo do medicamento é feita gradativamente, graças a artifícios tecnológicos de formulação, o que garante que a concentração do fármaco na corrente sanguínea seja sempre suficiente.

Exemplo: Angipress CD  

SRO - (Sustained Release Oral): Liberação oral sustentada

Liberação oral sustentada, permite uma rápida liberação de uma fração do princípio ativo seguida de uma liberação gradual da dose restante por um período de tempo prolongado.

Exemplos: Parlodel SRO. Tem como princípio ativo a bromocriptina, indicado para tratamento de doença de Parkinson.

CR - (Controlled Release): Liberação controlada

 É um mecanismo usado nos comprimidos ou cápsula para dissolver um fármaco ao longo tempo, a fim de ser libertado mais lenta e mais constante para a corrente sanguínea, enquanto tendo a vantagem de ser tomadas em intervalos menos frequentes do que as formulações do mesmo fármaco de libertação imediata (IR). As formulações desses sistemas são classificadas em sistemas matriciais, onde o fármaco está incluído em um sistema de substâncias que funcionam como modulares de liberação, este pode ser classificado em matrizes hidrofílicas, lipofílicas e inertes; sistema reservatório, onde o fármaco é recoberto por uma membrana que regula a taxa de liberação e, sistema de bomba osmótica, onde o fármaco é revestido por uma membrana semipermeável contendo um pequeno orifício que permite a entrada de água. Para a obtenção de todos os sistemas são utilizados polímeros derivados da celulose, polímeros acrílicos e metacrílicos e polímeros vilínicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com