TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCNs Pratica De Formação.

Dissertações: PCNs Pratica De Formação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são os 4 eixos ou blocos temáticos na área de Ciências Naturais?

R) Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser humano e Saúde e Tecnologia e Sociedade.

2) Quais são os temas transversais e sua proposta?

R) Ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual, trabalho e consumo. A proposta dos temas transversais não se trata de novas matérias, mas assuntos que devem atravessar todas as disciplinas ao longo do ano. Como a escola não é uma ilha de ensino e está inserida em determinada comunidade, com seus conflitos, aflições e alegrias, o professor deve criar espaços para que crianças e adolescentes discutam e opinem sobre tais fatos.

3) Qual é o papel do professor de Ciências?

R) Mostrar a Ciência como elaboração humana para entender o mundo é a meta para o professor. É necessário favorecer a postura reflexiva e investigativa e colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação. O ensino de Ciências Naturais não pode ser voltado para um futuro distante. Conhecer Ciência é ampliar a possibilidade de participação social e desenvolvimento mental e, assim capacitar o aluno a exercer desde já seu papel de cidadão do mundo.

4) Como o professor de Ciências deve planejar uma atividade segundo os PCNs?

R) Os PCN de Ciências apresentam como sugestão uma possível sequência de etapas para o planejamento das atividades como:

* Apresente o tema á classe. Pode ser uma simples exposição oral ou acompanhada de algum recurso didático. Apresente fatos, levante interpretações e dúvidas para organização do trabalho.

*Delimite os problemas que serão investigados e formule hipóteses para sua solução. Conhecimentos prévios dos alunos devem ser registrados coletivamente, para posterior comparação.

* Fase da investigação. Incentive a utilização de diferentes fontes de informações e outros recursos didáticos, durante essa etapa, os estudantes reestruturam suas explicações com a confrontação das hipóteses iniciais e as informações obtidas.

*Avaliação individual ou em grupo pode ser em forma de seminário, relatório ou outro meio que mostre a sistematização final de conhecimentos.

*Por último, peça uma auto avaliação dos alunos. A comparação entre conhecimentos prévios e os resultados finais é interessante para a turma reconhecer e valorizar o processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com