TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma forma prática de resolver o problema de bulliyng

Pesquisas Acadêmicas: Uma forma prática de resolver o problema de bulliyng. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Bulliyng é uma expressão inglesa, que representa agressão física, verbal, emocional ou mesmo de aprendizagem, sendo atitudes repetitivas e sem motivo, fazendo com que a vitima do bulliyng fique sem defesa e coagida, causando-lhe dor e angustia pela qual poderá trazer transtorno futuramente para este indivíduo como, por exemplo, de inicio queda no rendimento escolar, devido a esta queda o aluno não aprende e leva a reprovação, então este aluno perde a motivação deixando de estudar e podendo na adolescência ser um delinquente e entrar para o trafico de drogas, por este motivo e muito outros o bulliyng é muito serio.

Neste projeto iremos realizar uma conscientização das crianças, pais e até mesmo dos professores, orientador e coordenadores. Estudaremos por etapas formas práticas sobre ao tema abordado.

Projeto: VIVER MELHOR

PUBLICO-ALVO:

3º ano do ensino fundamental crianças com 9 anos e os pais.

JUSTIFICATIVA:

Devido a algumas situações em ambiente escolar, desenvolvemos um projeto para esclarecer e inibir qualquer tipo de violência dentro do ambiente escolar. Queremos buscar alternativas e atividades para que valorizem o tema e contribuam com o conhecimento de mudanças.

OBJETIVO GERAL:

• Desenvolver no aluno uma atenção para a importância do tema abordado;

• Conscientizar sobre os problemas que podem surgir através do bulliyng;

• A busca pelos meios da prevenção;

OBJETIVO ESPECIFICO:

• Compreender a importância de respeitar o outro;

• Identificar os problemas causados quando praticar-se bulliyng;

• Reconhecer as qualidades dos colegas;

• Entender que as diferenças devem ser entendidas e respeitadas;

CRONOGRAMA:

Este projeto vai ser desenvolvido em cinco dias com seis etapas:

• 1ª etapa - filme

• 2ª etapa – dramatização

• 3ª etapa – cartazes

• 4ª etapa – dinâmica

• 5ª etapa – palestra

DESENVOLVIMENTO:

1º etapa:

Filme da turma da Monica;

Em seguida organizar uma roda de conversa sobre os tipos de bulliyng que a turma conseguiu identificar no filme;

Confeccionar uma redação coma reflexão obtida através do debate;

2º etapa:

Organizar teatro com a turma com a turma buscando apresentar as causas e consequências que o bullying traz;

3ª etapa:

Confeccionar cartazes com frases de autoestima, incentivando o fortalecimento da identidade.

Esses cartazes ficaram expostos no pátio da escolar.

4ª etapas:

Na dinâmica de grupo, os alunos formarão um circulo um atrás do outro, ira colocar uma folha nas costas de cada aluno e o aluno que estiver atrás deverá escrever uma qualidade que considera que o amigo da frente possui. No final de cinco rodadas os alunos retiram os papeis e verificam as qualidades que os seus amigos escreveram sobre ele.

Essa dinâmica pretende trabalhar a autoestima da turma.

5ª etapa:

Como orientador da turma.

Tema da palestra: Viver bem é viver sem palestra.

AVALIAÇÃO:

Durante o desenvolvimento das atividades propostas os alunos serão avaliados individualmente e coletivamente, observando o desempenho e a interpretação das crianças.

UM DIA EM SALA DE AULA

O que nos despertou atenção foram duas turmas de JD II uma com 26 e outra 28 alunos, idade entre cinco e seis anos, presenciamos dois perfil de comportamento.

Na sala com 26 alunos, a relação entre professora e alunos não era afetiva, os alunos apresentavam-se desatentos as ordens da professora. A mesma durante todo o tempo muito seria, não mostrava muita afinidade em relação aos alunos, e pouca autoridade.

Com o ensino o ensino eles mostravam dispersas as explicações da atividade, porém participativos quando lhes interessavam. A relação entre colegas e a estagiaria era boa, simpáticos, curiosos em alguns momentos ansiosos e se comunicavam bem. Na entrada da escola, se organizaram em filas, chegando a sala cada um ocupou seus devidos lugares, organizados em grupo de quatro. A professora, meio a muita agitação da turma, pede para se sentarem roda, aos poucos se organizara, permanecendo agitados e sem muita concentração.

A rotina dessa turma é entrada, chamada, historia, musica, aulas complementares (educação física, artes e inglês), brinquetodeca, lanche, jogos gráficos e a saída.

Em relação á outra turma a de 28 alunos, no geral, era participativa, envolvendo-se bem nas atividades propostas. Apresentavam bom relacionamento entre colegas e professora, sendo necessárias poucas intervenções quanto aos comportamentos.

Os recursos eram os mesmos para duas turmas: lista com os nomes dos alunos (filipetas moveis), calendário móvel, alfabeto, números 0 a 9 (em e.v.a),cartaz com combinados, aparelhos de DVD, data show e som, quadro branco, quadro para exposição das historias a serem lidas durante a semana e jogos diversos.

Ficou bem claro que, a postura do professor tem grande influencia no comportamento dos alunos, visto que a professora da segunda turma descrita tinha mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com