TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE FARMÁCIA

Por:   •  8/8/2018  •  Seminário  •  5.859 Palavras (24 Páginas)  •  3.718 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES JEQUITINHONHA E MUCURI

DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA- DeFar

PLANO DE NEGÓCIOS PARA

IMPLANTAÇÃO DE FARMÁCIA

        

INDICE

1.0. SUMÁRIO EXECUTIVO        1

2.0. ANÁLISE DE MERCADO        3

3.0. PLANO DE MARKETING        13

4.0. PLANO OPERACIONAL        15

5.0. PLANO FINANCEIRO        30

6.0. AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO        31

7.0. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        32


1.0. SUMÁRIO EXECUTIVO

O QUE É O NEGÓCIO: implantação de Farmácia com serviço de entrega , atendimento 24h, manipulação e consultório farmacêutico. Cabe aqui um esclarecimento sobre a diferença entre drogaria e farmácia. Segundo a Lei nº. 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que trata do controle sanitário do comércio de medicamentos, as drogarias são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. Já as farmácias são caracterizadas como estabelecimentos que, além da comercialização, atuam na manipulação de fórmulas magistrais e oficinais.

  1. . Quais principais produtos/serviços:

Venda de toda linha de medicamentos, perfumaria e infantil; manipulação com serviços de atenção farmacêutica com consultório; aferição de Pressão Arterial (PA) e glicemia; aplicação de injetáveis e serviço de entrega sem taxas e valor mínimo; venda 24 horas e on-line.

Principais Clientes:

     Toda população residente ao entorno do estabelecimento; universitários; idosos, portadores de doenças crônicas e comorbidades.

Localização:

Rua Silvio Felício dos Santos, 90. Largo Dom João

Montante de Capital a ser investido:

Quinhentos mil reais

Faturamento mensal:

?

Lucro que espera obter do negócio ao mês:

?

Em quanto tempo espera que o capital investido retorne:

(indicadores de viabilidade e valor) ???

  1. . Único Dono:

Nome: Antônio Carlos de Almeida

 Endereço: Rua do Sucesso, 1000.

 Cidade: Diamantina, MG

Perfil: 35anos, solteiro, Graduado em Farmácia pela UFVJM, Pós-Graduado em Gestão Comercial pela UFMG, MBA pela Puc Minas.

  1. . Dados do Empreendimento:

Nome da Empresa: UNIFARMA

CNPJ: 80.888.123/0001-02

  1. . Missão da Empresa:

 Promoção da Saúde e Bem estar aos clientes por meio de produtos de qualidade; vendas personalizadas, atendimento exclusivo; entregas em domicílio com rapidez; ambiente agradável aos colaboradores, clientes e representantes de vendas. Compromisso com a Saúde, economia, bem-estar e meio ambiente.

  1. . Setores de Atividade:

 Comércio; Prestação de Serviços; Outros

  1. . Forma Jurídica:

 Empresário Individual.

  1. . Enquadramento Tributário:

 Simples Nacional( conferido em Contabilidade)

  1. . Capital Social:

  Único Dono, investindo 500 mil, com 100% da participação.

  1. . Fonte de Recursos:

Origem de Recursos Particulares; herança familiar através de imóveis e lotes.

2.0.ANÁLISE DE MERCADO

        

2.1.Caracterização do Mercado Farmacêutico

Apesar dos tempos de crise na economia brasileira, o setor farmacêutico vem demonstrando substancial crescimento em seus faturamentos, segundo dados da IMS Helt. Somente no primeiro semestre de 2017, foram comercializados 1,8 bilhão de medicamentos. Tais dados são sustentados pelas projeções de vendaspublicadas pelas consultorias QuintilesIMS e Close-Up para 2018, que estimam para este ano, um crescimento no faturamento entre 6,9% a 9,3% para o mercado farmacêutico.

Atualmente, as mudanças no mercado farmacêutico já podem ser sentidas. Segundo pesquisas das mesmas agências o aumento do crescimento das grandes redes, que atualmente dominam o mercado está desacelerando, isto devido principalmente a umarevolução silenciosa, que segundo a Associação Brasileira de farmacêuticos está tomando conta do país, em pequenos e grandes centros urbanos. Profissionais farmacêuticos que antes se dedicavam tão somente a interpretar prescrições médicas, aplicarão vacinas, utilizarão seus conhecimentos nos consultórios farmacêuticos e acompanharão os tratamentos prescritos pelos médicos. É a revolução da assistência farmacêutica avançada, oferecendo cada vez mais serviços.

Pautado neste crescimento econômico sustentado nos últimos anos, nas boas perspectivas atuais e principalmente nesta eminente mudança do papel do farmacêutico como profissional de saúde, será proposta a implantação da farmácia UNIFARMA. Um novo conceito em farmácia, que oferecerá além dos habituais serviços de dispensação e manipulação,  consultório farmacêutico, com  atendimento ao paciente em conformidade com os novos rumos da profissão farmacêutica e do tipo de cuidado prestado à comunidade.

2.2.Público alvo

A população brasileira está envelhecendo e houve um significativo aumento da expectativa de vida, esses fatores resultaram no aumento da venda dos genéricos, sendo um dos principais combustíveis para esses números, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (ProGenéricos). Segundo a IMS Health as estimativas são de que o mercado farmacêutico brasileiro, que, atualmente ocupa o 10° lugar alcance ainda nesta década o 5° lugar em faturamento mundial.

Desta forma é lógico pensar que em qualquer mercado o público das farmácias será composto majoritariamente por idosos, segundo o ultimo senso do IBGE diamantina conta com uma população de idosos de cerca de 3000 pessoas, sendo este o público prioritário da Farmácia. Porém cabe ressaltar o público rotatório da cidade, que vêm atraído pela diversidade dos serviços de saúde ofertados, e pelo turismo cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (601.4 Kb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com