TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÕES MEDICINAS

Artigo: PREPARAÇÕES MEDICINAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Artigo  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Belo Horizonte

2014

MEDICAMENTOS QUE ATUAM NO SISTEMA ARTICULAR:

Trabalho apresentado à disciplina de Ciências Morfofuncionais I, como requisito parcial para Bacharelado em Fisioterapia, Faculdade Pitágoras.

Belo Horizonte

2014

Célula eucariótica

Os eucariotens (eu = verdadeiro; carion, refere-se ao núcleo )são assim denominadas por possuírem um núcleo verdadeiro ,no qual o DNA esta envolvido por uma membrana nuclear. A maioria das célula animais e vegetais possui entre 10 e 30 nm de diâmetro,aproximadamente dez vezes maior que a maioria das células procarióticas.

Membrana celular

A celular é revestida pela membrana celular.é chamada de membrana plasmática ou membrana citoplasmática. Estruturalmente formada por um mosaico constituído de grandes moléculas de proteínas e fosfolipídios (certo tipos de gordura ) a membrana celular e semelhante a uma pele ao redor da celular, separando o conteúdo interno do exterior. A membrana regula a passagem de nutrientes,produtos a serem excretados e secreções para fora e para dentro da celular. A membrana tem propriedade permeabilidade seletiva, apenas certas substancias podem entrar e sair da célula. A membrana e semelhante em estrutura e função a todas as outras membrana que são encontradas nas células eucarióticas.

Núcleo

O núcleo unifica, controla e integra as funções de toda a celular e pode ser visto como o “centro de comando celular”. O núcleo possui três componentes, o nucleoplasma, os cromossomos e a membrana nuclear. O nucleoplasma constitui a matriz gelatinosa ou material básico do núcleo; semelhante ao citoplasma, o nucleoplasma é um tipo de protoplasma. Os cromossomos estão suspensos no nucleoplasma. A membrana nuclear; ela contem orifícios através dos quais grandes moléculas podem entra e sair do núcleo.

Os cromossomos eucarióticos consistem em moléculas lineares de DNA e proteínas. Os genes estão localizados ao longo das moléculas de DNA. Embora os genes sejam, algumas vezes descritos como contas de um cordão, cada conta é ,na verdade, um segmento especifico da molécula de DNA. Cada gene contem a informação genética que capacita a célula a produzir um produto gênico. Os produtos gênicos são, em sua maioria, proteínas, mas alguns genes codificam para a produção de dois tipos de ácidos ribonucléicos (RNA) moléculas de ácido ribonucleico ribossomal (RNAr) e de ácido ribonucleico transportador (RNAt). A coleção completa de genes de organismo é denominada genótipo (genoma)do organismo.

O numero e composição dos cromossomos e o genes em cada cromossomos são características típicas de uma espécie de organismo. As diferentes espécies apresentam diferentes números e tamanhos de cromossomos.as células diplóides humanas.

Quando o núcleo é observado ao microscópio eletrônico de transmissão pode-se observar,em seu interior,uma área escuro (cheio de elétron ). Esta área é denominada nucléolo; é nessa região que são produzidas as moléculas de RNAr. As moléculas de RNAr tornam-se, a seguir parte da estrutura dos ribossomos.

Citoplsma

O citoplasma (um tipo de protoplasma)é uma matriz nutritiva, semifluida,gelatinosa (também denominada citossol ). No interior do citoplasma são encontrados grânulos insolúveis contendo substancias armazenadas e uma variedade de organelas citoplasmáticas, incluindo o reticulo endoplasmático, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndria, centríolos,microtúbulos, lisossomos e outros vacúolos ligados a membrana. Cada uma dessas organelas apresenta uma função altamente especifica, e todas as funções estão interligadas para manter a integridade da célula, bem como o perfeito desempenho de suas atividades. O citoplasma é o local ocorre a maioria das reações metabólicas celulares.

Reticulo endoplasmático

O reticulo endoplasmático (RE)é um sistema altamente enovelado de membranas interconectados e organizado para formar uma rede de transporte constituída por túbulos e sacos achatadas no interior do citoplasma. A maior parte do RE apresenta aparência granulas áspera, a qual e denominada reticulo endoplasmático rugoso (RER). Esta aparência rugosa é devida à ligação de inúmeros ribossomos à superfície externa de suas membranas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com