TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA QUIMICA ANALITICA

Por:   •  12/4/2022  •  Exam  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

TIPOS DE ENERGIAS

A energia é a capacidade de algo de realizar trabalho, ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico. tipos de energia:

  • Mecânica, com fonte no movimento, produção de trabalho;
  • Térmica, com fonte no calor, nas altas temperaturas;
  • Elétrica, com fonte nas termelétricas e hidrelétricas gerando alta potência;
  • Química, com fonte nas quebras de ligações químicas;
  • Nuclear ou Atômica, com fonte na fissão do núcleo atômico

ENERGIA MECÂNICA

A energia mecânica é a energia produzida pelo trabalho de um corpo que pode ser transferida entre os corpos. Esta energia corresponde a soma da energia cinética (Ec), produzida pelo movimento dos corpos, com a energia potencial elástica (Epe) ou gravitacional (Epg), produzida por meio da interação dos corpos relacionada com a posição dos mesmos. Além da energia cinética, ele possui energia potencial gravitacional, mediada pela força da gravidade que age sobre o objeto.                                                                                        A energia mecânica (Em) corresponde a resultante de ambas energias. De acordo com o SI (Sistema Internacional) a unidade de medida da energia mecânica é o Joule (J).

Utiliza-se a fórmula para calcular a energia mecânica

Em = Ec + Ep

Em: energia mecânica
Ec: energia cinética
Ep: energia potencial

Sendo assim:

Energia Cinética: Ec = mv2/2

Ec: energia cinética
m: massa (Kg)
v: velocidade (m/s
2)

Energia potencial elástica: Epe = kx2/2
Energia potencial gravitacional: Epg = m. g. h

Epe: Energia potencial elástica
Epg: Energia potencial gravitacional
K: Constante elástica
m: massa (Kg)
g: aceleração da gravidade de aproximadamente 10m/s
2
h: altura (m)

Energia potencial elástica: Epe = kx2/2
Energia potencial gravitacional: Epg = m. g. h

Epe: Energia potencial elástica
Epg: Energia potencial gravitacional
K: Constante elástica
m: massa (Kg)
g: aceleração da gravidade de aproximadamente 10m/s
2
h: altura (m)

ENERGIA TÉRMICA

O calor é energia em trânsito, o corpo tem energia interna ou térmica. A temperatura quantifica as noções de quente e frio. A transferência de energia na forma de calor, acontece unicamente pela diferença de temperatura entre dois corpos. Ela ocorre de forma espontânea do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.                                                                                Existem três formas de ocorrer a propagação do calor: condução (transmitida por meio da agitação molecular), convecção (se propaga pela movimentação do fluido aquecido) e irradiação (transmissão ocorre através de ondas eletromagnéticas.)

Pode ser calculada:

[pic 1]

U: energia interna. A unidade no sistema internacional é o joule (J)
n: número de mol do gás
R: constante dos gases ideais
T: temperatura em kelvin (K).

A transformação de energia térmica em energia elétrica, para ser usada em larga escala, é feita nas usinas termoelétricas e termonucleares.                Nas usinas termonucleares, o aquecimento da água é feito através da energia térmica liberada a partir da reação de fissão nuclear de elementos radioativos. Já as usinas termoelétricas, utilizam a queima de matérias-primas renováveis e não renováveis para o mesmo fim.                                                A energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo, produzida a partir do potencial elétrico de dois pontos de um condutor. É produzida nas usinas hidrelétricas, porém sua produção é também feita nas usinas eólicas, solares, termoelétricas, nucleares, etc.                                                                Usinas Hidrelétricas, utiliza a força das águas, para gerar energia mecânica, chega para a população em forma de energia elétrica. No Brasil, quase 90% da energia é produzida nas Usinas Hidrelétricas sendo que a maior Usina Hidrelétrica do Brasil é a Usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com