TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronizar os procedimentos farmacêuticos realizados no ClinicFarma oferecido aos pacientes

Por:   •  3/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

procedimento operacional padrão       [pic 1]

OBJETIVO

  • Padronizar os prodecimentos farmacêuticos realizados no ClinicFarma oferecido aos pacientes.

RESPONSABILIDADE

  • Farmacêutico(a) presente no estabelecimento.

DEFINICÇÕES

  • Atenção farmacêutica são serviços passiveis de serem prestado aos pacientes de razão fisiológicas e bioquímicas, prestando o serviço também de administração de medicamentos e dietas equilibradas para promoção de saúde e prevenção de doenças. Um dos objetivos do ClinicFarma é prevenção, detecção, resolução e acompanhamento farmacêuticos de problemas relacionados a hipertensão, diabetes, além de promover o uso racional de medicamentos, a fim de melhorias na saúde e qualidade de vida dos pacientes.

PROCEDIMENTOS

 Atenção farmacêutica

  1. Todos os pacientes participam do programa de Atenção Farmacêutica oferecido pelo Clinic Farma (exceto pacientes menores de 18 anos sem acompanhamento de seus responsaveis legais)
  2. A atenção farmacêutica é iniciada após a confirmação do cliente e é feita através de um convite verbal durante a dispensação de qualquer medicamento.
  3. O paciente é convidado para direcionar ao ClinicFarma onde é realizado a anamnese farmacêutica.
  4. Alguns dados são anexados em uma ficha do paciente tais como: Nome completo, medicamentos utilizado pelo paciente, idade, altura, patologias e peso.
  5. Após realizada a anamnese farmaceutica é preenchida a ficha contendo todos os dados registrados, afere-se padrões fisiológicos, e biológicos. No caso da primeira consulta ao ClinicFarma é aconselhado que o paciente suba na balança para vereficarmos o peso e logo em seguida se aproxime da fita metrica para observar a altura.
  6. É realizado a aferição de pressão e teste capilar de glicemia e todos os valores obtidos durante atenção farmacêutica realizada são lavradas em nossa ficha de atendimento e preenchida também na carteirinha de atendimento ClinicFarma.

  1. Essas fichas são armazenadas em local especifico na sala de atenção farmacêutica ordenadas e todos os dados e informações são lançadas no CosmoNet, e somente são utilizadas para a prestação da atenção farmacêutica.
  2. Atraves dos dados avaliado do paciente são repassado ao usuário, todas as informações necessárias orientação para o seu tratamento bem como qualquer informação que o farmacêutico julgue necessário para um melhor tratamento.
  3. O farmacêutico deve sempre orientar o usuário a buscar assistência de outros profissionais de saúde(cardiologista, clinico geral, dentistas, endocrinologista e etc), quando julgar necessário, considerando as informações ou resultados decorrentes das ações de atenção farmacêutica.

[pic 2]

Verificação da pressão ARTERIAL                                                                                                                                  

             

  Hipertensão arterial é uma entidade clínica de origem multifatorial caracterizada por níveis de pressão sistólica e/ou diastólica elevados, sendo considerada uma doença silenciosa que geralmente não apresenta sintomas.

Procedimento para verificação da pressão arterial pelo método direto através do equipamento Esfigmomanômetro Aneróide.

  1. Explicar o procedimento ao paciente.
  2. Certificar-se de que o paciente: se o paciente utilizou o medicamento de hipertensão ou não, perguntar se não praticou exercícios físicos recentimente; não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou fumou até 30 minutos antes da medida. 
  3. Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos.
  4. Localizar a artéria braquial por palpação. 
  5. Colocar o manguito firmemente cerca de 2 cm a 3 cm acima da fossa antecubital,  centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial. A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço e seu comprimento, envolver pelo menos 80% do braço. Assim, a largura do manguito a ser utilizado estará na dependência da circunferência do braço do paciente. 
  6. Manter o braço do paciente na altura do coração. 
  7. Solicitar que o paciente não fale durante o procedimento de aferição de pressão.
  8. Inflar rapidamente, até o nível estimado da pressão arterial.

  1. Registrar os valores das pressões sistólica e diastólica e batimentos cardiacos.
  2. O paciente deve ser informado sobre os valores da pressão arterial e a possível necessidade de acompanhamento.

Tabela de Classificação para pessoas adultas da Hipertensão Arterial segundo a V diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (351.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com