TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os procedimentos utilizados, que constituem a base do exame físico no estado geral do paciente

Pesquisas Acadêmicas: Os procedimentos utilizados, que constituem a base do exame físico no estado geral do paciente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Os procedimentos usados que constituem as bases do exame físico no estado geral do paciente são: entrevista, inspeção, percussão, palpação e ausculta, além do uso de alguns instrumentos e aparelhos simples para a execução do exame físico, não dispensando também o fato de se obter um diálogo entre enfermeiro e paciente.

O exame físico é a união entre a arte e a ciência de enfermagem. (BARROS, 2010)

O exame físico consiste no levantamento das condições globais do paciente, tanto físicas como patológicas, no sentido de buscar informações significativas para a enfermagem que possam subsidiar a assistência a ser prestada ao paciente. Em conjunto com a entrevista, é parte fundamental da sistematização da assistência de enfermagem, onde se efetiva a coleta de dados junto ao paciente (BARROS, 2006).

O exame físico geral constitui-se de um exame físico externo do paciente, devendo incluir suas condições gerais como estado geral, estado mental, tipo morfológico, dados antropométricos, postura, locomoção, expressão facial (fáceis), sinais vitais, pele, mucosas e anexos. Ao realizar-se este exame físico, o conjunto dos vários sinais e sintomas apresentados pelo paciente irá suscitar a necessidade um exame mais detalhado de algum segmento (BARROS, 2006).

Os objetivos foram aplicar em prática o que se foi aprendido nas aulas teóricas, fazendo a realização do exame físico geral e especifico dos sistemas; fazer o levantamento de dados de forma que estes venham a ser utilizados para a elaboração dos diagnósticos e a prescrição de enfermagem, assim como essencialmente aprendermos a ter boa conduta ética frente aos nossos pacientes, respeitando-lhes em seus princípios e sua integridade.

REVISÃO DE LITERATURA

Ao se dar inicio a avaliação alguns cuidados importantes devem ser tomados, o modo como damos procedência a conversa, e o tom em que conversamos, pois estas características são de fundamental importância para que se possa adquirir a confiança do paciente (PORTO, 2005).

Segundo Barros (2002), no exame físico geral a primeira avaliação do paciente é o estado geral por meio da inspeção geral onde deve ser avaliada a repercussão da resposta do indivíduo em relação á sua doença, verificando-se a existência de força muscular, da perda de peso e o estado psíquico do paciente. Geralmente é feita uma classificação entre bom, regular e mau estado geral. A avaliação do estado mental tem como finalidade o fornecimento de dados acerca do estado cognitivo do paciente, de modo que possa ser identificada qualquer alteração.

O exame físico, no paciente, consiste no levantamento das condições globais do mesmo, tanto física quanto psicológicas, que permite a busca de informações significativas que possam subsidiar a assistência de enfermagem a ser prestada ao paciente. Em conjunto com a entrevista, é parte fundamental da sistematização da assistência de enfermagem, onde se efetiva a coleta de dados junto ao paciente. (BARROS, 2002)

De acordo com Posso (2006), a avaliação física é obtida através da utilização dos métodos propedêuticos: inspeção, palpação, percussão, e ausculta.

Segundo Barros (2002), o exame físico inclui mensuração de sinais vitais, perímetros, estatura e peso, além de dados coletados por meio de inspeção, palpação, percussão e ausculta, a fim de identificar sinais normais e normais nos diversos sistemas biológicos do paciente. A execução do exame deve obedecer a um sentido cefalocaudal, considerando-se, em todo o seu desenvolvimento, a impressão geral que a examinado transmite a examinadora, a simetria, a integridade e a funcionalidade dos segmentos examinados. E devem ser observados também os sinais vitais, verificando e anotando a pulsação/ freqüência cardíaca, a freqüência respiratória, temperatura corporal e a pressão arterial.

Em condições de pele, tecidos e fâneros, avaliar força e tônus muscular, juntamente ao exame neurológico, buscando características de alterações relacionadas a avaliação musculoesquelética, postura, posição de pés e mãos, sistema sensorial e reflexos (POSSO, 2006).

A cabeça deve ser avaliada através da inspeção e palpação. No couro cabeludo devem ser observadas suas características e a distribuição, cor e consistência dos cabelos. Observar as pálpebras, e as demais partes do olho, como o globo ocular, conjuntivas, córnea e pupila. Examinar a pele que recobre externamente o nariz e observar as narinas e as condições de higiene. Fazer a compressão com as polpas digitais dos polegares os seios frontais e maxilares observando a sensibilidade. Observar a formação e a pele que recobre a orelha No avaliando seu tamanho, presença de deformidades congênitas, tumorações, hematomas, quantidade de cerume, lesões, presença de sangue ou pus (POSSO, 2006) .

Na boca deve-se observar a sua cor, umidade e presença de úlceras. Com auxílio de uma escápula, deve se examinar os dentes, bochechas e gengivas (PORTO, 2005).

No exame físico do pescoço, deve-se avaliar a presença de glândulas palpáveis, observando seu tamanho e mobilidade, pulsações jugulares e grau de mobilidade do pescoço. A avaliação do tórax deve ser feita através da inspeção, observando o formato e a configuração da parede torácica, a cor e a condição da pele; palpação, analisando a expansão simétrica do tórax e o frêmito tátil; percussão, avaliando sons predominantes sobre os campos pulmonares de ruídos respiratórios; e ausculta, avaliando sons respiratórios e cardíacos (PORTO, 2005).

Segundo Posso (2006), no abdome deve ser feito a inspeção, observando a forma, abaulamentos, retrações, circulação colateral e localização da cicatriz umbilical; ausculta, detectando os ruídos peristálticos; palpação, observar a presença ou não de dor e se o abdome possui uma superfície lisa.

DESENVOLVIMENTO E METODOLOGIA.

Destaca-se a importância de se obter um relacionamento interpessoal entre enfermeiro e paciente, mantendo-se um diálogo formal entre ambos. Dessa forma atrelado a um diálogo formal, é importante usar técnicas como: inspeção,palpação, percussão e ausculta, para se obter um diagnóstico de enfermagem nas avaliações a serem realizadas no paciente como: estado geral do paciente, estado psícoemocional, observar o tipo morfológico (longilíneo, normolíneo, brevilíneo), os dados antopométricos (altura, peso), a postura, a locomoção, expressão facial, sinais vitais, pele, mucosa e anexa, que devem ser realizados com a máxima atenção com, habilidade profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com