TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção De Lesões De Pele No Perioperatório: Revisão Integrativa Da Literatura.

Ensaios: Prevenção De Lesões De Pele No Perioperatório: Revisão Integrativa Da Literatura.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

O enfermeiro também deve assumir o papel de gerenciador das atividades cotidianas do ambiente de trabalho, para isso é necessário que desenvolva habilidades múltiplas, tanto de fundamentação cientifica quanto do manuseio prático de materiais e equipamentos que se renovam e modificam continuamente. Assim, entende-se que a esfera de atuação esperada de enfermeiro de centro cirúrgico contemple atividades administrativas, assistenciais, de ensino e de pesquisa.

A atuação do enfermeiro de centro cirúrgico, ressalta-se, na presente investigação, especificamente sobre o risco para as lesões de pele e tecidos. Potenciais agravos à condição natural da pele do paciente, durante sua permanência na unidade de centro cirúrgico, mesmo que as lesões se manifestem algum tempo após sua saída desse ambiente, sendo que os agravos podem ser, principalmente, úlceras de pressão.

Além das úlceras de pressão, outros eventos agressivos estão presentes no ambiente cirúrgico, passíveis de atingir o paciente como as lesões de pele frente aos agentes químicos e queimaduras elétricas.

A prática, baseada em evidencias, movimento estruturado como facilitador da tomada de decisão, pode ser definida como um processo de busca, avaliação e aplicação de evidências científicas para o tratamento e gerenciamento da saúde.

Os critérios de inclusão dos artigos definidos, inicialmente, para a presente revisão integrativa foram: artigos publicados em português, inglês e espanhol, com os resumos disponíveis nas bases de dados selecionadas, no período compreendido entre 1993-2003; artigos publicados cuja metodologia adotada permitissem obter evidências fortes (níveis 1, 2 e 3), ou seja, revisões sistemáticas de múltiplos ensaios clínicos randomizados controlados, ensaios clínicos randomizados controlados individuais, ou estudos com delineamento de pesquisa quase experimental; artigos que retratassem procedimentos, intervenções ou diretrizes na prevenção de lesões de pele no período transoperatório ou decorrentes desse.

A apresentação dos resultados e discussão dos dados obtidos foi feita de forma descritiva, possibilitando ao leitor a avaliação da aplicabilidade da revisão integrativa elaborada, de forma a atingir o objetivo desse método, ou seja, impactar positivamente na qualidade da prática de enfermagem, fornecendo subsídios ao enfermeiro na sua tomada de decisão cotidiana.

Na presente revisão integrativa, analisou-se quatorze artigos que atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos e, a seguir, apresentar-se a um panorama geral dos artigos avaliados.

Dentre os artigos incluídos na revisão integrativa, sete são da autoria de enfermeiros, dois tem entre seus autores somente médicos, três foram redigidos por médicos e enfermeiros e em dois não conseguimos identificar a categoria profissional de seus autores.

Nas tabelas 1, 2, 3 e 4 apresenta-se a síntese dos artigos incluídos na presente revisão integrativa.

Os dispositivos utilizados para diminuir as interfaces de pressão durante o procedimento anestésico-cirúrgico, testados nos artigos que compõem a amostra desta revisão, podem ser classificados como estáticos e dinâmicos.

Os dispositivos estáticos são os colchões de espuma e gel, as coberturas de colchão de gel e polímero de visco elástico seco, colchões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com