TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA INGLESA

Exames: LITERATURA INGLESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2013  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  1.875 Visualizações

Página 1 de 4

LITERATURA INGLESA

Literatura inglesa é toda a literatura escrita ou composta em língua inglesa, mesmo que por autores que não são necessariamente da Inglaterra ou outros países cuja língua principal é o inglês (exemplos: Joseph Conrad era polaco, Robert Burns era escocês, James Joyce era irlandês, Edgar Allan Poe era estadunidense, Salman Rushdie e William Makepeace Thackeray são indianos). Nas academias ou universidades, o termo refere-se freqüentemente a departamentos e programas práticos de Estudos Ingleses, designação que procura dar conta do facto de as antigas colónias da Inglaterra terem desenvolvido a sua literatura própria e de falarem variantes do inglês. Por outras palavras, a literatura inglesa é tão diversa como as diversas variantes de inglês faladas no mundo.

Pre-moderna: medieval

A literatura medieval é um tema muito amplo, que abarca todas as obras escritas na Europa durante a Edade Media, aproximadamente desde a caída do Império Romano do ocidente (500 d.C.) até o començo do Renascimento Florentino a finais do século XV. A literatura de este período está dominada pelos temas religiosos, incluindo a poesía religiosa e a haliografía (a vida dos santos), mas também se produziram trabalhos científico e seglares importantes. as obras iam desde as mais sagradas a as mais profanas, pasando por outros muitos temas.

Era moderna recente ou renascimento

"English Renaissance" o renascimento inglês são os términos que se utilizam para descrever o movimento artístico e cultural da Inglaterra desde principios do século XVI até mediados do século XVII. Se associa com o renascimento paneuropeo que segundo vários historiadores nasceu no século XIV na Italia. Esta época da historia cultural inglesa se conhece também como "os anos de Shakespeare" ou "a era isabelina", que fazem referência ao autor e a monarca mais importantes da época, respectivamente. Porém, não é muito exato relembrar esta época deste modo porque, Shakespeare não foi um escritor conhecido em seu tempo e o Renascimiento inglês começa antes e termina depois do reinado de Elizabeth

Literatura isabelina

A era isabelina teve uma producção literaria próspera, em especial no campo do teatro. William Shakespeare foi um autor sobresaliente de poesia e obras teatrais. Outras figuras importantes do teatro foram Christopher Marlowe, Thomas Dekker, John Fletcher e Francis Beaumont. Se desenvolveu também o gênero de comedia urbana.

Literatura Jacobea

Depois da morte de Shakespeare, foi o poeta e dramaturgo Ben Jonson quem liderou a literatura jacobea. Vários autores seguiram seu estilo como Beaumont e Fletcher, a todos eles se lhes denominou "filhos de Ben". Outro estilo popular da época foi o teatro de venganza que se fez popular por John Webster e Tomas Kyd.

Literatura da Restauração

A reabertura dos teatros proporcionou a oportunidade de representar obras satíricas sobre a nova nobreza e a crescente burguesía. A mobilidade da sociedade que seguía as agitações sociais da geração anterior proporciou o material para a comedia costumbrista. Aphra Behn foi a primeira novelista e dramaturgo profissional mulher. A alegoría de John Bunyan, o peregrino, é uma das obras mais lidas deste período.

Literatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com