TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Prescrições em UTI Adulto

Por:   •  23/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL  - FARMÁCIA

RESIDENTE: LUANDA DANTAS MEIRELES

           

  1. Como é feito a solicitação da concentração plasmática de vancomicina? Qual valor de referência? Valor para suspender o uso e valor para ajuste de dose?

R= A solicitação é feita por prescrição médica, encaminhada ao laboratório do hospital e que a coleta seja realizada meia hora antes da próxima dose da vancomicina. O valor de referência é 15 a 20 µg/mL. O valor para ajuste de dose é acima de 20 µg/mL. E, segundo a médica residente, procuram mais ajustar a dose do que suspender a medicação, porém relatou que quando ocorreu concentração de 33 µg/mL, a vancomicina foi suspensa.

  1. Compare a diferença das drogas vasoativas adrenalina, noradrenalina, dopamina e dobutamina.

R= A adrenalina interage com receptores α, β2, e β1, com características vasopressoras em dose-dependente, induz aumento da frequência cardíaca e do volume sistólico mediado por efeito beta-adrenérgico, e aumenta de forma significativa a resistência vascular periférica por estimulação alfa-adrenérgica, quando administrada em dose superior a 0,1 mg/kg/min. O mecanismo da elevação da PA, causado pela adrenalina, é devido a uma ação direta no miocárdio, com aumento da contração ventricular (inotropismo positivo), um aumento da frequência cardíaca (cronotropismo positivo) e uma vasoconstrição em muitos leitos vasculares (arteríolas da pele,rins e vênulas). É droga de escolha na parada cardiorrespiratória e é frequentemente utilizada em cirurgia cardíaca.

A noradrenalina interage tanto no receptor alfa, como beta 1 adrenérgico, com pouca ação sobre receptores beta 2. É também um potente vasoconstritor visceral e renal, o que limita sua utilização clínica. A noradrenalina é uma droga de eleição no choque séptico, cuja finalidade é elevar a PA em pacientes hipotensos, que não responderam à ressuscitação por volume e a outros inotrópicos menos potentes. Além disso, é quase sempre utilizada durante as manobras da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), como droga vasoconstritora.

A Dopamina atua na ativação dos receptores dopaminérgicos que resulta em vasodilatação de artérias renais, mesentéricas, coronárias e cerebrais. Na dose de 0,2 a 3,0 mg/kg/min é frequentementeutilizada para aumento do fluxo sanguíneo renal e aumento do volume urinário, podendo ser utilizada em períodos de “stress” renal. Na dose de 3,0 a 10,0 mg/kg/min predomina os efeitos beta-adrenérgicos ocorrendo taquicardia, aumento do retorno venoso e queda da resistência vascular sistêmica. Parte da resposta inotrópica da dopamina depende da liberação endógena de noradrenalina o que limita sua eficiência em estados de depleção de catecolaminas, como ocorre na insuficiência cardíaca crônica. Doses superiores a 10,0 mg/kg/min produzem efeitos predominantes alfa-adrenérgicos com vasoconstrição sistêmica, aumento da pressão arterial e abolição dos efeitos vasodilatadores renais e mesentéricos. A dopamina pode ser utilizada em baixas doses, associada ao uso de dobutamina e/ou noradrenalina no tratamento do choque cardiogênico e do choque séptico, com o objetivo de aumentar o fluxo hepático, esplâncnico e renal.

A dobutamina é uma droga sintética, com ação principalmente em beta 1 agonista, possuindo baixa afinidade para receptores beta 2, tem efeito inotrópico seletivo. A droga é utilizada para melhorar a função ventricular e o desempenho cardíaco, em pacientes nos quais a disfunção ventricular acarreta diminuição no volume sistólico e no DC como, por exemplo, choque cardiogênico e insuficiência cardíaca, congestiva. O VO2 do miocárdio, sob o uso da dobutamina, é menor do que sob a ação de outras catecolaminas. Está indicado seu uso no pós-operatório de cirurgia cardíaca de maneira geral, assim como, na fase pré-operatória do transplante cardíaco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com