TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA CLÍNICA E LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE EQUIPAMENTOS ODONTO MÉDICO HOSPITALARES INOPERANTES NO MUNICÍPIO DE BAURU

Por:   •  27/5/2017  •  Artigo  •  5.343 Palavras (22 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 22

ENGENHARIA CLÍNICA E LEVANTAMENTO QUANTITATIVO DE EQUIPAMENTOS ODONTO MÉDICO HOSPITALARES INOPERANTES NO MUNICÍPIO DE BAURU

CLINICAL ENGINEERING AND QUANTITATIVE SURVEY OF DENTAL-MEDICAL-HOSPITAL EQUIPMENT INOPERATIVE IN THE CITY OF BAURU

Vinicius Belis Hypólito da Silva[1]

Luiz Roberto Madureira Iório [2]

RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de comprovar, reunindo dados econômicos, sociais e de equipamentos odonto médico hospitalares na cidade de Bauru, a necessidade da engenharia clínica como setor obrigatório para o funcionamento adequado dos equipamentos hospitalares, sendo que estes passaram por um grande desenvolvimento tecnológico no século XXI. Esse desenvolvimento revolucionou todas as áreas da unidade de assistência à saúde, tanto por dentro como por fora, havendo então a necessidade do gerenciamento de toda a nova tecnologia: manutenção, calibração e troca dos equipamentos assim que necessário. A alta qualidade deste gerenciamento é de extrema importância, pois bons equipamentos trazem desenvolvimento nas atividades das instituições. Comprovou-se também que a educação e formação de gestores causa impacto direto na qualidade dos serviços que serão fornecidos para a população, afetando assim sua segurança, qualidade e expectativa de vida. Como exemplo, a manutenção de equipamentos odonto médico hospitalares deve ser feita apenas por equipes treinadas, também para garantir sua vida útil. Para realização dessa pesquisa, foram coletados dados de diversas instituições governamentais, não governamentais e estaduais.

Palavras-chave: Engenharia clínica em Bauru, Equipamentos Odonto Médico Hospitalar, SUS (Sistema Único de Saúde), Equipamentos Eletromédicos, Sistemas Biomédicos.

ABSTRACT: This article aims to prove, reuniting economic, social and dental medical hospital equipment at the city of Bauru (São Paulo, Brazil) data, the need of clinical engineering as a mandatory sector for the proper functioning of clinical equipment, as these have been through a big technological development on the 21st century. That development revolutionized all the areas of the health care unit, both inside and outside, creating then the need to manage all that new technology: maintenance, calibration and exchange of the equipment as needed. The high quality on that management is extremely important, because good equipment brings development on the institution's activities. It has also been proven that the education and training of managers causes direct impact on the services offered to the population, affecting their safety, quality and life expectation. As an example, the maintenance of dental medical hospital equipment must be done only by trained personnel, also to increase its lifespan. In order to build this research, data of various governmental, non-governmental and state institutions was collected.

Keywords: Clinical engineering in Bauru, Dental Medical Hospital Equipment, SUS (from Portuguese, Only Healthcare System), Electro-medical Equipment, Biomedical Systems.

INTRODUÇÃO

O American College of Clinical Engineering (ACCE, 1992), deu a seguinte definição sobre o profissional de engenharia clínica traduzida e adaptada a seguir. O engenheiro clínico é o profissional que dá apoio e melhorias para o cuidado do paciente, pela aplicação da engenharia e conhecimentos gerenciais para a tecnologia de saúde.

A engenharia clínica sendo responsável pela gestão e manutenção dessas tecnologias, encontra dificuldades peculiares onde, segundo Calil e Teixeira (1998), a complexidade em alguns equipamentos torna impossível a total realização de todas as manutenções pela equipe interna, sendo necessária a realização de contratos de manutenção para áreas específicas destinadas para equipamentos de alta e média complexidade, no qual estes em princípio representam de 30% a 60% do valor do parque tecnológico, corresponde em torno de 10% a 4% da quantidade dos equipamentos.

        Embasado nesses conceitos, que toda tecnologia e técnicas apresentam benefícios e possíveis riscos, a engenharia clínica deve gerenciar essas tecnologias visando a segurança, economia, eficácia e eficiência. Para se manter funcionando uma unidade de assistência a saúde é necessária uma grande quantidade de dinheiro e tempo, um levantamento é importante para, quantificar e qualificar a gestão, se o dinheiro empregado é suficiente para suprir as necessidades de insumos e mão de obra e se o mesmo está bem gerido. O bom funcionamento dos equipamentos é vital para operação adequada e segura, de qualquer organização que presta serviços de saúde. O funcionamento adequado da engenheira clínica um indicador de seu bom funcionamento na cidade de Bauru, segundo Brasil (2002) ao se implantar o serviço de manutenção não se pode esquecer a importância desses serviços, necessitando assim conhecer o equipamento, suas funções, história e sua obsolescência, sendo estas informações de extrema necessidade para estabelecer uma urgência e cronograma de manutenção para se aumentar assim sua confiabilidade.

A educação, ensino e capacitação são de extrema importância para o funcionamento de qualquer área, no setor hospitalar por não oferecer um produto comum palpável como no setor de produção, necessitam de profissionais específicos aptos a gerir suas singularidades, onde o setor de engenharia clínica necessita de um gestor com conhecimento técnico em áreas como mecânica, elétrica, pneumática, conhecimento de fatores físicos e biológicos dos pacientes e conhecimentos de logísticas, administração e finanças, para se realizar manutenção, compra de tecnologias, gestão de fatores emergenciais, treinamento e capacitação de operadores e técnicos, assim aumentando a segurança para os operadores e enfermos. E a vida útil do equipamento, gerando economia e um maior aproveitamento das tecnologias do equipamento.

O presente projeto tem como objetivo, identificar os equipamentos odonto médico hospitalares que se encontram inoperantes na cidade de Bauru, para assim reforçar a necessidade do setor de engenharia clínica para controlar e realizar manutenção corretiva, preventiva, calibração e teste de segurança elétrica, identificando os possíveis fatores que possam diminuir a vida útil do equipamento, sendo esses fatores ambientais, operacionais ou decorrentes da fabricação, para se garantir a segurança adequada. Usando temas como: normas voltadas para o setor hospitalar e de equipamento; dificuldade e necessidade da manutenção; dados e informações da cidade de Bauru sobre equipamentos odonto médico hospitalar; metodologia; resultado e discussão e a conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (354.9 Kb)   docx (173.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com