TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA MOLECULAR

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE FARMÁCIA

AMANDA BOMFIM

BRUNA RABELLO HAJJAR

GEOVANE PEREIRA ARAÚJO

HUGO SANTIAGO FRANCISCO DA SILVA

JADE DE OLIVEIRA MELO

JESSICA ALVES RODRIGUES

LETÍCIA RIBEIRO MARIANO

LORRAYNE SIQUEIRA CHAVES

NATÁLIA ALVES PIRES DE CAMPOS

TATIANY MENEZES MACHADO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA MOLECULAR

EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE PROTEÍNAS EM SDS-PAGE

GOIÂNIA, GO

2016

AMANDA BOMFIM

BRUNA RABELLO HAJJAR

GEOVANE PEREIRA ARAÚJO

HUGO SANTIAGO FRANCISCO DA SILVA

JADE DE OLIVEIRA MELO

JESSICA ALVES RODRIGUES

LETÍCIA RIBEIRO MARIANO

LORRAYNE SIQUEIRA CHAVES

NATÁLIA ALVES PIRES DE CAMPOS

TATIANY MENEZES MACHADO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA MOLECULAR

EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE PROTEÍNAS EM SDS-PAGE

Relatório de aula prática apresentado a matéria de Biologia Molecular ao curso de Farmácia da Universidade Federal de Goiás sob a orientação do Profa. Dra. Célia Maria.

GOIÂNIA, GO

2016

  1. INTRODUÇÃO

As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos, que são compostos originados da ligação peptídica entre um grupo amino e um grupo carboxílico. As proteínas se apresentam em estruturas primarias, secundarias, terciarias ou quaternárias.

 Existem muitas proteínas diferentes na célula. Para observar as características de uma proteína é necessário apenas uma amostra que contém o tipo de molécula que deseja ser analisada. A purificação dessa proteína consiste em etapas necessárias que devem ser realizadas para obter a proteína separada de outros contaminantes.

Podemos encontrar vários tipos de extração, sendo sua escolha variada de acordo com a localização da proteína. Para proteínas localizadas no citosol utilizamos o método mais simples, o de lise osmótica, que causa apenas o rompimento das células através da suspenção em uma solução hipotônica.

Para células com parede celular, pode – se utilizar enzimas, como a enzima lisozima, ou até mesmo detergentes ou alguns solventes tomando assim o cuidado para não desnaturar as proteínas de interesse. Existem também métodos mecânicos de lise celular que podem ser utilizados, são eles: o uso de um homogeneizador, uma prensa francesa ou um sonicador.

Para as proteínas que estão em complexos subcelulares, uma purificação do material é necessária, e pode ser realizada através de uma centrifugação diferencial. Temos também outros métodos de extração e purificação de proteínas, o salting out que consiste na extração de proteínas por meio de soluções salinas concentradas, a dialise que ocorre ao retirar o sal que está aderido as proteínas, e a cromatografia que pode ser em três tipos, a de troca iônica, de gel filtração ou de afinidade.

O tipo de extração utilizada foi o de eletroforese em gel de policramida, onde as proteínas migram de acordo com o tamanho e a forma. A proteína é desnaturada, as subunidades se separam pelo tamanho em um campo elétrico e as moléculas menores migram mais rapidamente através da matriz porosa do gel.

A análise proteica visa a alteração da composição de bases ou códons do gene para melhorar sua expressão, visa na introdução de alterações especificas nas sequencias de DNA e visa também a produção de proteínas totalmente novas.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

A extração e analise de proteínas em SDS-PAGE, foi feita a partir da extração de proteínas citoplasmáticas de P.brasiliensis. Na qual também foi realizado procedimento de preparo de reagentes e soluções em eletroforese unidimensional de proteínas.

2.1 Extrações de proteínas de P. brasiliensis

Foi realizado o crescimento das células em meio solido de Agar Fava Neto a 37°C para o crescimento da fase estacionária.   Após o crescimento foi raspado as células do meio sólido e transferido para o meio liquido Fava Neto (utilizando uma proporção de ), e foi mantido sob agitação 150rpm a 37°C até que o crescimento fúngico até que alcance a metade da fase exponencial. A seguir a cultura foi transferida para fálcons de 50 ml e centrifugada por 10 min a 3000rpm a 4°C. A seguir a centrifugação foi ressuspenso em solução tampão PBS para fazer a lavagem das células, ocorrendo outra centrifugação para analise transcricional e foi retirado o sobrenadante para proceder à extração. Foram adicionadas as beads de extração e o Tampão Tris-Cálcio contendo inibidores de protease e também um mix de nucleases e foi levado em aparelho beadbeader para realizar a lise celular. Em seguida a lise foi adicionada perolas de vidro para ajudar na extração, foi agitado em vórtex e armazenado no gelo. Após foram transferidos para tubos limpos e estéreis de 1,5 mL e centrifugado a 10.000rpm a 4°C.  Posteriormente a centrifugação foi transferido o sobrenadante para outro tubo limpo de 1,5 mL e armazenado a -80°C.[pic 1]

2.2 Preparo de reagentes e soluções

  • 2.2.1 Tampão da amostra

Tris-HCl 1M (ph6,8)                 2mL

SDS 10%                                   4mL

β-Mercapetanol                         2mL

Glicerol                                     2mL

Azul de bromofenol                   traços

  • 2.2.3 Ágar 2%(p/v)

Ágar                                              2g

H2O  destilada (q.s.p)                 100mL

  • 2.2.4 Solução Bis-Acralimamida

Acrilamida                              39g

Bis-Acrilamida                         1g

H2O bidestilada (q.s.p)        100mL

  • 2.2.5 Solução Tris-HCl 2,0 M pH 8,8

Tris-base                                24,1g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com