TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Prática de Biologia Celular e Molecular

Por:   •  15/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  1.321 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 

 

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD

AULA    01

DATA:

 

[pic 2]

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E GENÉTICA DADOS DO(A) ALUNO(A):

[pic 3]

RELATÓRIO:

O material apresentado aqui neste trabalho é um relatório de uma aula prática que foi desenvolvida na prática no laboratório de histologia, na conduta do professor responsável. O relatório vai ser enviado para os tutores e professora da disciplina de Bases da Biologia Celular, Molecular e Tecidual.

Para Teles e Fonseca (2019), contribuem afirmando que o microscópio foi uma criação que mudou completamente a maneira do homem enxergar o mundo. Com a utilização do microscópio possibilitou a observação e exploração de diversas áreas até então desconhecidas ao ser humano, chegando a revolucionar o conhecimento científico. O que até então era invisível a olho nu passou a ser estudado e analisado através das lentes de aumento presentes no microscópio.

Iniciamos nossa aula prática conhecendo a estrutura de um microscópio óptico, ao depararmos com o equipamento na bancada, fixemos a limpeza da bancada e do material, utilizando álcool 70, que é muito importante a esterilização para garantir que o equipamento esteja sempre limpo antes do manuseio, todos os alunos estavam adequados utilizando equipamentos de proteção individual. Em seguida irei usar uma imagem ilustradora de um microscópio semelhante ao que utilizamos na aula e em seguida irei nomear suas principais partes.

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

RELATÓRIO:

O tecido epitelial, além de sua função secretora, tem como função primária cobrir toda a superfície externa do corpo, cavidades corporais e órgãos. É caracterizado por seu baixo teor de substâncias intercelulares e muita justaposição de células. Não há vasos sanguíneos no tecido epitelial. Portanto, sua nutrição e oxigenação são de responsabilidade dos capilares do tecido conjuntivo adjacente. Por meio de pesquisas, constatamos que o tecido epitelial possui múltiplas funções, como proteção, absorção, secreção e excreção. Além disso, também desempenha um papel na formação de glândulas. O revestimento da superfície: Esta função é muito importante, pois é o tecido epitelial que protege a superfície revestida de choques mecânicos. A secreção: A secreção e o transporte de moléculas também são funções dos tecidos epiteliais. Também transporta moléculas, íons e partículas entre os vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo.

TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

TECIDO EPITELIAL GLANDULAR

[pic 11]        [pic 12][pic 13][pic 14]

  • Corte de intestino delgado. Através da técnica de coloração: Hematoxilina e Eosina. Com um pequeno aumento.
  • Corte de traqueia. Através da técnica de coloração: Hematoxilina e Eosina. Com um pequeno aumento.

Desenhe a lâmina correspondente a Pele, descreva o nome do tecido e suas partes.

[pic 15]

[pic 16]

RELATÓRIO:

[pic 17][pic 18]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (380.8 Kb)   docx (493.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com