TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA E BIOLOGIA MOLECULAR APLICADAS À SAÚDE RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Por:   •  2/11/2017  •  Seminário  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 3

PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA E BIOLOGIA MOLECULAR APLICADAS À SAÚDE

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

FRANCISCA LUANA RODRIGUES FABRICIO

FORTALEZA

2017


Relatório de aula prática

Meios de cultura

Alguns micro-organismos necessitam de ambientes propícios para o seu crescimento, são soluções de nutrientes chamados meios de cultura, onde podemos especificar o tipo de micro-organismo. Vale ressaltar a importância para sua preparação, estabelecendo critérios de seleção para que o resultado seja assertivo.

Os meios podem ser divididos em duas principais classes, chamados de meios complexos ou definidos. Os meios definidos são aqueles em a composição química exata é conhecida, eles possuem quantidades determinadas de alguns compostos inorgânicos/orgânicos junto à água destilada.

Os outros tipos, denominados de meios complexos, não necessitam de uma composição exata, estes podem fazer uso de produtos microbianos, vegetais ou animais, por exemplo a soja, carne, células de leveduras entre outros compostos nutritivos. Vale ressaltar que, pode-se encontrar meios chamados de enriquecidos, onde aplica-se para micro-organismos fastidiosos.

A diferenciação dos meios em seletivos e diferenciais é importante para o diagnóstico microbiológico. Onde um meio seletivo, por exemplo, é capaz de inibir seletivamente o desenvolvimento de alguns micro-organismos e de outros não. Ou seja, podemos utilizar um meio seletivo para isolar um determinado patógeno, como a Salmonella ou Escherichia coli. Já um meio de cultura diferencial, pode ser aplicado quanto o intuito for distinguir espécies bacterianas, fazendo uso de algum item adicional, sendo significativo para o diagnóstico clínico. (DEBROCK).

Cultivo laboratorial

Após a preparação do meio de cultura já livre de contaminações, os micro-organismos podem ser cultivados e incubados, com todos os mecanismos que permitam seu crescimento. Geralmente a inoculação acontece em meios líquidos ou sólidos. Os meios sólidos permitem o crescimento celular imóvel, isolado e visível, sendo chamado de colônias. Já os meios líquidos, fazem uso do ágar de 1 a 2%.

Estas colônias podem ser classificadas conforme o tamanho e o formato, de acordo com cada micro-organismo, as condições do meio, nutrientes utilizados, entre outros fatores. É importante observar a integridade do meio, pois se for identificado mais de um tipo de colônia, presume-se que houve contaminação da amostra. Por isso que, todos os meios precisam passar pelo processo de esterilização por aquecimento na autoclave. Logo após esse processo, o meio já está disponível para ser inoculado.  (de brock)

Métodos de semeadura

Geralmente, das formas de semeadura podem ser empregadas, são por espalhamento ou profundidade. Na semeadura por profundidade as colônias serão formadas na parte interior do meio. Uma quantidade estabelecida da cultura é colocada na placa de Petri esterilizada, em seguida, este meio é inserido e misturado ao inóculo, fazendo movimentos circulares.

Já o método por espalhamento, uma quantidade dessa cultura já diluída é distribuída na superfície do meio com a ajuda de uma alça também estéril. (de brock). A semeadura por esgotamento pode ser aplicada quando o intuito é obter uma cultura pura e com um único tipo de micro-organismo, sendo rápida e fácil, podendo ser purificados como anaeróbios e aeróbios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com