TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE URINA E pH

Por:   •  20/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

I INTRODUÇÃO

II METODOLOGIA

III RESULTADOS E DISCUSSÃO

IV CONCLUSÃO

 V REFERÊNCIAS

I INTRODUÇÃO

excreção do medicamento ocorre após sua biotransformação, ou até mesmo, na sua forma inalterada.

No organismo humano, a eliminação de um fármaco ocorre através de diferentes vias: renal, biliar, intestinal, pulmonar e, menos frequentemente, suor, saliva, secreção nasal e leite (lactantes).

A excreção renal compõe a principal forma de eliminação de medicamentos, especialmente os polares ou pouco lipossolúveis em pH fisiológico. Contudo, é válido ressaltar que, excluindo estes fatores intrínsecos ao medicamento, outros fatores podem interferir com sua excreção, como, por exemplo, alta ligação com proteínas plasmáticas (acima de 80%), que inviabiliza ao medicamento ligado atravessar os poros das membranas glomerulares.

A eliminação de um medicamento pode ser expressa pela depuração renal, que é definida como o volume plasmático no qual está contida a quantidade de substâncias que é retirada pelo rim por unidade de tempo.

A depuração renal varia consideravelmente para distintos medicamentos e é fundamental no estabelecimento da dosagem. É responsável por descrever a eficiência com que ocorre a eliminação de um fármaco em um organismo. Esta eliminação diz respeito à excreção da droga não modificada, ou seja, na sua forma original, pelas diferentes vias de excreção. 

A alcalinização da urina aumentará a taxa de excreção de um ácido fraco, enquanto a acidificação da urina aumentará a taxa de excreção de uma base fraca. Esses fatos são utilizados durante o tratamento da superdosagem de drogas. A superdosagem de aspirina, por exemplo, é tratada com bicarbonato de sódio para alcalinizar a urina e também para tratar a acidose metabólica causada por essa superdosagem.

II METODOLOGIA

O professor responsável, através de um programa específico que demonstra a eliminação de urina, mostrou que dependendo do pH que a urina se encontra, o tempo de excreção também é alterado.

Usamos como parâmetro 3 situações de pH: pH normal(7,0), pH ácido(3,0) e pH básico(12) e comparamos a eficiência na eliminação desses meios, além de relacionar essas condições com um episódio de superdosagem(overdose).

Utilizando como meio o programa indicado pelo professor, manualmente construímos gráficos que indicaram o a quantidade de fármaco eliminado (levando em consideração dosagens diferentes) assim como o tempo de eliminação. Feito isso, construímos uma tabela para que uma comparação fosse feita.

III RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a construção dos gráficos e da tabela, foi discutida a velocidade do tempo de eliminação das três situações abordadas (pH neutro, ácido e básico da urina).

PH NORMAL (7,0)

[pic 1]

PH ÁCIDO (3,0)

[pic 2]

PH BÁSICO

[pic 3]

TABELA DO TEMPO DE EXCREÇÃO

EXCREÇÃO (mg)

pH= 7,0

pH=3,0

pH=12,0

100

17min

24min

7min

150

34min

45min

17min

200

56min

75min

30min

250

90min

118min

52min

Utilizamos o gráfico pH como um parâmetro, observando como seria a excreção renal normalmente. Após isso, “acidificamos” a urina e conseguimos perceber que, quanto mais ácido o meio, mais lenta será a eliminação do fármaco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (202.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com