TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Quimica Analitica

Por:   •  8/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A análise qualitativa utiliza dois tipos de ensaios : reações por via seca e reações de via úmida. As primeiras são aplicáveis a substâncias sólidas, e as últimas, substâncias em solução (A. Vogel).

A fim de compreender as operações envolvidas nos ensaios de coloração de chama, é necessário ter um conhecimento da estrutura da chama não – luminosa do bico de Bunsen (A.Vogel).

[pic 1]

Figura 1 – Bico de Bunsen e as zonas da chama

Consiste de três partes : um cone interno azul(ADB), compreendendo um gás não queimado, uma ponta luminosa em D (só observamos quando o orifício de ar está ligeiramente fechado), um manto externo( ACBD), no qual produz-se a combustão completa do gás, indicadas na figura1. Em 1 temos a zona oxidante superior; em 2 zona oxidante inferior; em 3 zona redutora superior; em 4 zona redutora inferior; em 5  zona de temperatura mais baixa ,que pode ser empregada para redução de bórax fundido e pérolas semelhantes (A.Vogel).

Retornando aos ensaios de chama,  os cloretos estão entre os compostos mais voláteis , e estes são preparados in situ, misturando o composto com um pouco de ácido clorídrico concentrado antes do experimento. Coloca-se um fio de platina de cerca de 5cm de comprimento, fixado com um cabo que serve de suporte, formando uma alça. Em primeiro lugar, o fio é inteiramente limpo por imersão no HCl concentrado contido num frasco com tampa e então aquecido na zona de fusão da chama . O fio estando limpo não transmite cor a chama. O fio é mergulhado no HCl e então, numa porção da substância de exame, de modo que um pouco desta adira ao fio. Este é introduzido na zona oxidante inferior e, então , se observa a cor transmitida à chama ( A.Vogel ).

As reações por via úmida são feitos com substâncias dissociadas em solução. Percebe-se a ocorrência de formação de precipitado , por desprendimento de gás ou por mudança de cor. A maioria das reações de análise qualitativa é conduzida por via úmida. Pequenos tubos de ensaio de vidro são usados para reações que não requeiram ebulição. Quando um precipitado deve ser separado por centrifugação, geralmente empregam-se um tubo de ensaio com fundo afunilado, conhecido como tubos de centrífuga. A separação entre um precipitado e o líquido sobrenadante é realizado com auxílio de uma centrifuga. As vantagens são : velocidade, concentração do precipitado num pequeno volume, a lavagem do precipitado pode ser efetuada rápida e eficientemente, fácil manipulação dos ácidos concentrados, bases e outros líquidos corrosivos .

É essencial lavar todos os precipitados, a fim de remover a pequena quantidade de solução presente no precipitado; do contrário, este será contaminado pelos íons presentes no centrifugado. As soluções no tubo da centrífuga não podem ser aquecidas livremente na chama. O procedimento mais simples é empregar um aparelho de banho-maria ( A. Vogel).

O reagente é adicionado e a  suspensão é aquecida, até que o precipitado tenha se dissolvido .Realiza-se uma marcha analítica das substâncias para descobrir quais estão sendo eliminadas e quais estão presentes no precipitado.                                                                                                              (A. Vogel).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com