TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Bioquimica

Por:   •  30/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

DAISY APARECIDA DOS SANTOS CASTRO

FERNANDA CARNEIRO DIAS

LIEGE FCAMIDU COFF

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: BIOQUÍMICA ESTRUTURAL

Determinação de açucares em Solução

Desnaturação proteica e ação enzimática

Lipídeos

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVO        

2.1 Experimento 1: pH e Solução tampão        

2.2 Experimento 2: Efeito tamponante dos Aminoácidos        

2.3 Experimento 3: Determinação de Proteínas em solução pelo método do Biureto        

3 MÉTODOS        

3.1 Determinação de açucares em solução:        

3.1.1 Teste de Barfoed        

3.1.2 Teste do espelho de prata        

3.1.3 Teste de Fehling        

3.2 Determinação proteica e ação enzimática        

3.2.1 Desnaturação        

3.2.2 Ação enzimática        

3.3 Lipídeos        

3.3.1 Saponificação        

3.3.2 Halogenação        

4 RESULTADOS        

4.1 Determinação de açucares em solução        

4.1.1 Teste de Barfoed        

4.1.2 Teste de espelho de prata        

4.1.3 Teste de Fehling        

4.2 Desnaturação proteica e ação enzimática        

4.2.1 Desnaturação        

4.2.2 Ação enzimática        

4.3 Lipideos        

4.3.1 Saponificação        

4.3.2 Halogenação        

5 DISCUSSÃO        

6 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIA        

1 INTRODUÇÃO

        Os carboidratos são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou substâncias que liberam essas substâncias por hidrólise. Os monossacarídeos, ou açucares simples, consistem de uma única unidade de poliidroxialdeído ou cetona. Os oligossacarídeos são compostos por cadeias curtas de unidades monossacarídeos, ou resíduos, unidos entre sim por ligações características, chamadas ligações glicosídicas. A sacarose, ou açúcar de cana, é o representante típico desta classe. Os polissacarídeos são polímeros que contém mais de 20 unidades de monossacarídeos e podem ter cadeias contendo centenas ou milhares de unidades monossacarídicas (Campbell, 2000).

        O teste de Fehling é utilizado para a pesquisa de açúcares redutores. O reagente de Fehling é fortemente alcalino contendo íons cúpricos que formam um complexo íon cúprico-tártaro de sódio e potássio. Nestas condições, o cobre é reduzido por ação de açúcares redutores, formando-se o óxido cuproso (precipitado avermelhado).

        No teste espelho de prata é utilizado para diferenciar aldeídos de cetonas, porém, suas condições básicas promovem a isomerização de cetoses em aldoses impedindo a diferenciação dentre estas. É teste muito útil para detectar a presença de açúcares redutores. Neste teste são os íons prata que sofrem redução à prata metálica.

        No teste de Barfoed é utilizado para a pesquisa de monossacarídeos. A reação também se baseia na redução do cobre, porém é efetuada em meio ácido, ao contrário da reação de Fehling. Nestas condições o cobre é reduzido a quente pelos monossacarídeos, com formação de óxido cuproso (precipitado avermelhado).

        A desnaturação é um processo que consiste na quebra das estruturas secundária e terciária de uma proteína. As proteínas, quando submetidas a aquecimento, agitação, radiações ultravioletas e raios X, sofrem mudanças nas suas propriedades, sendo destruídas principalmente as suas propriedades fisiológicas. Essas mudanças podem ser causadas também por agentes químicos, como ácidos e bases fortes, determinados solventes orgânicos, determinados compostos orgânicos neutros e metais pesados, que não afetam a sequência dos aminoácidos, mas causam transformações na molécula, tendo como consequências a insolubilização das proteínas e a dificuldade de cristalização desses compostos (Stephani et al., 2012).

        Enzimas são catalisadores biológicos de alta especificidade. A velocidade do catalisador pode alterar a velocidade e a quantidade de energia que deve ser emprestada ao sistema para inicio das reações. Existem fatores que influenciam nas reações enzimáticas como:Temperatura,as variações de pH muito grandes alteram as cargas das proteínas diminuindo a eficiência das enzimas. Concentração da enzima velocidade da reação cresce proporcionalmente a quantidade de enzima empregada e concentração do substrato a velocidade da reação aumenta à medida que a concentração se eleva até um ponto em que a enzima é saturada pelo substrato.

        Os lipídios são moléculas orgânicas com funções diversas e fundamentais nos seres vivos. Ao contrário das proteínas e dos carboidratos, não existe nenhum padrão para formação de moléculas lipídicas, eles são formados por diferentes tipos de moléculas. A principal propriedade característica dos lipídios é de serem compostos apolares, e, por isso, não podem se dissolver em água (Silva et al., 2010).

        Na reação de saponificação o sabão é um produto obtido a partir de uma hidrólise alcalina de uma gordura de origem vegetal ou animal (gordura essa cuja função química corresponde a um trialciglicerídeo). A principal característica química do sabão é a formação de micelas (em meio aquoso), que são aglomerados esféricos de ânions carboxilatos que estão dispersos por toda a fase aquosa. As cadeias de alquila permanecem em meio apolar, no interior da micela, enquanto que os grupos de carboxilato permanecem no lado de fora da micela, em um ambiente polar (fase aquosa). Na reação de halogenação há adição de iodo em uma solução contendo lipídios (ácidos graxos), em que o iodo reage com as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados. Se houver dupla ligação nesses, o iodo será consumido e a coloração característica da solução de iodo diminuirá sua intensidade de coloração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com