TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Shistossoma mansoni: Taenia

Por:   •  18/10/2015  •  Abstract  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

Shistossoma mansoni: possui ciclo heteróxeno cujo hospedeiro definitivo é o homem e o intermediario é o caramujo biophalaria. A reprodução é por ciclo sexuado.

Ciclo de contaminação: Eliminados e alcançando a água, os ovos eclodem originando miracídios, que parasitam o caramujo. No caramujo, o miracídio se desenvolve, dando origem a cercárias. Na água, as cercárias parasitam o homem, penetrando-lhe a pele. A pessoa contaminada defeca perto do leito e quando chove leva as fezes para o riacho os ovos podem ficar anos no meio sem eclodir até ter características ambientais necessárias para isso, a partir da contaminação do caramujo ocorre a doença. A cercaria quebra proteína da pele pela sua calda ter forma de parafuso a pessoa sente prurido e causa processo inflamatório, entrando na corrente sanguínea cercaria vai para o fígado e encontra nutrientes necessários. Seus ovos são colocados na veia porta hepática que vai para o intestino e nas fezes contamina outras pessoas.

Profilaxia: evitar água contaminada para banho, uso de moluscicida que mata molusco, uso de peixes para eliminar cercaria e caramujos e não construir fossa perto de riachos, mínimo 50 metros.

Tratamento: praziquantel

Taenia: Taenia solium vem do porco ou taenia saginata vem do boi.

Sua cabeça que fixa no intestino e faz crescimento e proglotes jovem e madura que se desprende e pode sair nas fezes. Toda taenia é hermafrodita. Proglotes saginata possui mais ramificação uterina comparado a solium.

Sinais clínicos: diarreia, cansaço e fadiga muscular

Profilaxia: evitar carne mal cozida ou mal passada, evitar verduras mal lavadas. Se estiver ovo nas fezes do boi e for utilizado como adubo, pode haver transmissão da doença em verduras.

Tratamento: albendazol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com