TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VERMES INTESTINAIS – ÁSCARIS, ANCYLÓSTOMO, ESCHISTOSSOMA E TAENIA SOLIUM E SAGINATA

Por:   •  12/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI - UESPI[pic 1][pic 2]

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE

PROFESSORES – PARFOR

LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RELATÓRIO: VERMES INTESTINAIS – ÁSCARIS, ANCYLÓSTOMO, ESCHISTOSSOMA E TAENIA SOLIUM E SAGINATA.

LUZILÂNDIA – PI

SET/ 2016

RELATÓRIO DO PROJETO VERMES INTESTINAIS: ÁSCARIS, ANCYLÓSTOMO, ESCHISTOSSOMA E TAENIA SOLIUM E SAGINATA

1 APRESENTAÇÃO

O presente trabalho intitulado “Vermes intestinais: áscaris, ancylóstomo, eschistossoma e taenia solium e saginata”, elaborado pelos discentes da turma de Ciências Biológicas e desenvolvido na Unidade Escolar Sete de Setembro, Localizado na rua Professor Francisco Mendes S/n, Bairro: Centro, Luzilândia – PI, mantida pela prefeitura municipal; tendo como público alvo os alunos do 8º e 9º ano do turno tarde, o corpo docente e administrativo da escola e a comunidade em geral, foi realizado através de oficinas, sob a responsabilidade dos discentes da turma de Ciências Biológicas da disciplina Prática Pedagógica Interdisciplinar I – PPI, da Universidade Estadual do Piauí do polo de Luzilândia-PI.

         A finalidade do projeto foi alertar a população escolar da gravidade das doenças causadas por vermes para que possam se prevenir e garantir uma qualidade de vida melhor.

2 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

        A qualidade de vida de uma grande parte da população tem sido uma preocupação desde algum tempo e nos dias atuais. Muitas famílias brasileiras vivem em condições de exclusão social, desprovidas dos benefícios do saneamento básico, da disponibilidade de fornecimento de água potável e de informações. Como consequências evidenciam-se altas prevalências de infestações parasitarias. Desse modo com as informações necessárias e com a contribuição de todos, haverá uma diminuição significativa no número de pessoas infectadas com vermes, como a “Áscaris” que é um dos casos mais frequentes na população e fácil de ser evitado.

Pretende-se com esse trabalho proporcionar um conhecimento coerente sobre os vermes intestinais sejam eles cilíndricos ou achatados. Despertando nos alunos e em toda sociedade escolar, sobre os cuidados alimentares e hábitos higiênicos, para com isso evitar tantas doenças causadas por esses vermes.

3 OBJETIVOS

        3.1 - Objetivo Geral:

Informar aos alunos dos problemas que os vermes podem causar e como esses problemas podem ser evitados.

3.2 - Objetivos Específicos:

Proporcionar o conhecimento de forma clara e ampla sobre os vermes.

        Compreender que todos podemos viver bem, basta ter os cuidados com toda a adversidade que existe ao nosso redor.

        Despertar o interesse de como evitar tais vermes por meio de materiais educativos, esclarecendo que cabe a cada um o dever de lavar bem os alimentos antes de serem ingeridos.

        Evitar hábitos como andar descalço em locais sujos e molhados.

        Orientar os alunos sobre a importância da boa higiene e saneamento básico na prevenção de doenças causadas por vermes.

4 DESENVOLVIMENTO

        Em 29 de agosto foi realizada uma reunião na Unidade Escolar Sete de Setembro com os diretores da escola a professora de ciências e os alunos do 8º e 9º ano, para apresentação do projeto, os mesmos aceitaram o convite de participação.

        O grupo fez outras visitas à escola no dia 01 de setembro para a realização de uma palestra sobre os vermes em estudo, na qual foi explicado o ciclo de vida dos vermes, as doenças que causam, a forma de transmissão, os sintomas e a prevenção. Em 14 de setembro, o grupo retornou à escola para tirar eventuais dúvidas dos alunos e para os ajustes finais das tarefas que foram apresentadas na culminância do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com