TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suporte e Movimento

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

Uma articulação é a junção entre uma ou mais peças esqueléticas, seja ossos ou cartilagens.

São as articulações que têm como principal função manter em contacto todos os ossos do esqueleto, assim como permitir que o crescimento ósseo ocorra sem qualquer tipo de percalço, têm ainda a função de ajudar na altura do parto, facilitando que algumas partes do esqueleto mudem de forma.

As articulações têm aspectos gerais semelhantes entre elas (embora apresentem variações entre elas), permitindo assim que seja possível dividi-las em três principais categorias: fixas, semimóveis e móveis.

Articulação fixa: é caracterizada pela quase total ausência de mobilidade, já que são constituídas por dois ou mais segmentos ósseos, e têm como principal função proteger os tecidos moles que revestem o exterior do esqueleto. Exemplo: suturas cranianas. 

Articulação semimóvel: Este tipo de articulações têm como principal função a junção entre dois segmentos ósseos que não estão diretamente unidos entre si, sendo assim essencial a articulação semimóvel para que seja possível a movimentação desses segmentos.Exemplo:articulações da coluna vertebral.

Articulação Móvel: Estas articulações são aquelas que permitem uma variedade de movimentos, já que ligam segmentos ósseos que mesmo estando em contacto nas extremidades não estão ligados.Exemplo: articulação do ombro e joelho.

Tendões são cordões resistentes não contráteis de tecido conjuntivo (colágeno) que inserem cada extremidade de um músculo ao osso e transmitem a força da contração muscular para o osso, gerando assim o movimento (ligam os músculos aos ossos). Um exemplo de tendão é o tendão calcâneo. Já os ligamentos são tecidos semelhantes aos tendões que circundam as articulações e conectam um osso a outro. Ajudam no reforço e estabilização das articulações, permitindo os movimentos somente em determinadas direções. Exemplo de ligamento é o ligamento iliolombar.

As bolsas sinoviais são fendas no tecido conjuntivo entre os músculos, tendões, ligamentos e ossos. São constituídas por sacos fechados de revestimento sinovial. Facilitam o deslizamento de músculos ou de tendões sobre proeminências ósseas ou ligamentosas.

Articulação Temporomandibular

[pic 1][pic 2]

É uma combinação de gínglimo e articulação plana. É formada pela parte anterior da fossa mandibular do osso temporal, o tubérculo articular e o côndilo da mandíbula.

Articulação Esternoclavicular

[pic 3]

[pic 4]

É uma articulação sinovial selar que une a clavícula ao esterno. Faz-se entre face articular esternal da clavícula, a face articular clavicular do esterno e cartilagem da primeira costela. Apresenta um disco intra-articular achatado que se interpõem entre as superfícies articulares do esterno e da clavícula. É o único ponto de união entre o membro superior e o tronco. Permite os movimentos de elevação e depressão do ombro, assim como diminutos movimentos de deslizamento do membro superior no tórax.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (338.9 Kb)   docx (281.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com