TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Hidroterápico da Distrofia Muscular de Duchenne

Por:   •  8/11/2015  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

Tratamento hidroterápico na Distrofia Muscular de Duchenne: Relato de um caso

Resumo

        As distrofias musculares são um conjunto de doenças hereditárias, progressivas e irreversíveis que comprometem a musculatura esquelética e os sistemas cardíaco, respiratório e nervoso.

        A distrofia tipo Duchenne é a forma mais comum e a mais grave das distrofias. O diagnóstico em geral ocorre na infância e evolui de forma progressiva com fraqueza muscular, déficit funcional, contraturas, deformidades e diminuição da capacidade respiratória.

        Atualmente estima-se que a Distrofia Muscular de Duchenne atinge 1 em cada 3500 nascidos vivos do sexo masculino. No Brasil ocorrem cerca de 700 novos casos de distrofia por ano.

        A distrofia é ocasionada pela deficiência ou ausência da proteína distrofina.

        O diagnóstico é feito através de testes de DNA, biópsia muscular, exames histológicos, estudo de histórico familiar e etc.

        Os portadores da doença começam a caminhar sozinhos até os dezoito meses, e de um modo geral, com variações na evolução da doença, não são mais capazes de andar sem auxílio de muletas ou cadeira de rodas após os dezesseis anos de idade.

        O tratamento é limitado. Não existe terapia efetiva capaz de bloquear ou reverter o progresso da distrofia. A fisioterapia na vida dos portadores é essencial. Uma das alternativas para a substituição da fisioterapia é a hidrote-rapia. A hidroterapia têm sido bem aceita devido a facilidade de executar os exercícios em meio aquático. Também melhora a capacidade respiratória e a interação do paciente com outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com